Monday, November 13, 2006

Coral Harmonia: A Voz do Alenterjo

Quando vivi em Portugal um dia uma amiga minha levou me a conhecer um mestre, de seu nome Fernando Malao; ele disse me que buscavam vozes masculninas, visto serem estas a vozes algo que faltava ao Coro, de nome e reputacao, Harmonia. Depois de, um dia, fazer uns breves testes de voz fui dirigido ao Coro e logo colocado num "naipe", os baixos, e assim comecou a minha experiencia num dos mais acolhedores e amigaveis coros que alguma vez conheci.

Eu ja tinha antes pertencido a um coro nos meus dias de adolescente, mas a experiencia nao foi das mais gratificantes por razoes algumas fora do meu controle. Mas depois de arriscar nesta nova experiencia, tive a oportunidade de ver os "bastidores" da arte coral, o enorme trabalho que e feito na producao de um concerto, fazer amisades, e claro, viagar pelo meu pais.


E dificil para mim condensar tudo que aprendi e vi nos 6 anos que la andei, mas algo que sepre me fez pensar foi e e a capacidade do mestre Fernando Malao de cativar, ensinar e excitar um grupo de 40 pessoas a cantar cancoes ou partes destas. Pois sao precisas horas e horas, de pratica ate um simples trecho de musica de 2 minutos encaixar perfeitamente numa peca de 5 ou mais minutos, mas isso pouca gente sabe ou quer saber.
Um aspecto que sempre me atriu no Coro e e foi o facto de que os ensaios tem um caracter bem mais parecido ao convivio do que a um ensaio musical, na defenicao literal do termo, nestes, as pessoas falam, brincam umas com as outras e partilham o que de bom ou "menos-bom" ha nas suas existencias, o que cria no Coro um grande, e importante, espirito de Familia e Uniao.


Mas o que existe no Coro Harmonia algo que sempre me fascinou e que vai alem dos promemores musicais e do esforco dos seus elementos para os dominarem, que e a sua forca colectiva e de cada elemento de resistir a "tempestades" culturais e sociais que tantas vezes poem em risco a continuidade do Coro. E ja por muitas tempestades ja passaram e passam este grande Coro, porque se de um defeito Portugal de Norte a Sul sofre patologicamente, e a incapacidade e a ignorancia em relacao a certa ou a toda a Cultura.


E por mais que o Coro se esforce por se aproximar o seu reportorio do "mainstream" as pessoas continuam indiferentes a enorme influencia Cultural e Musical deste mesmo Coro. Uma coisa que adoro neste Coro ao qual pertenci e tambem a sua capacidade de arriscar a nivel musical. Um exemplo disto e a sua constante evolucao que se vai notando nos concertos de Natal, se nas outras epocas do ano o Coro mostra o seu reportorio fixo, no concerto de Natal o mestre Fernando Malao aproveita sempre para desafiar o Coro e as audiencias.


Sim, este Coro tem algo de desafio para todos, se o universo Coral e muito conservador, o Coral Harmonia e caracterisado por uma abertura e uma maneira de estar muito flexivel, aberta e amigavel que atrai todos e "assusta" algumas pessoas. Que me lembre de todos os coros que fiz, quando se faziam concertos com outros Coros, o Coral Harmonia era sempre o mais expontaneo e festivo, enquanto a grande maioria dos outros coros se fechavam, mas por vezes a festa comecava com ambos os coros. O Coral Harminia era e e sempre o primeiro que nos jantares depois dos concertos "abencoa" a mesa com uma ou varias modas alentejanas. E esta forma de estar e ser que faz o Coral Harmonia, um coral especial e um exemplo a seguir, parece-me.


Havia muito mais a dizer sobre este Coro, mas o que mostrei da para ver o impacto que este Coro e na sua regiao e que foi para mim. Uma coisa que e importante lembrar e que cabe a cada um de nos mostrar e partilhar a Cultura que tem, como o Coral Harmonia tao bem o faz, porque so assim podemos progredir e ficar mais "ricos".
E ha muitas formas de fazer isto, uma dessas formas e juntar se a um Coro, outras pode ser falar com pessoas de outras culturas, ou escrever num jornal ou blog... Pois tudo esta na partilha mais honesta e no respeito pelos outros, porque tudos aqueles que se fecham do mundo e dos outros "morrem", por isso te peco Partilha o que tens e o que Es/Sabes...



"O objectivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem"
Valéry , Paul

Wednesday, November 08, 2006

Saudades ???

Quem e portugues, brasileiro ou latino sabe ou conhece a palavra e o sentimento SAUDADE, pois sempre o tivemos e sempre por ele e com ele sofremos...e parece que onde ha saudade ha suferimento, ou talvez, a nostalgia de "algo", o que e? nao sei, cada um tem a sua e no entanto e tao igual aos demais..

Viver no Canada tem me dado oportunidade para pensar, mas pensar muito sobre a minha vida, o meu pais, e sobre o Mundo. Nao sei o que procuro, talvez apenas respostas, mas continuo a procura, em busca...Quando paro e olho onde estou e de quem estou rodeado neste pais, gosto do que encontro, e tenho um imenso desejo de cada vez conhecer mais e melhor esta nacao e as suas gentes de todas as culturas possiveis, isso para mim tem uma enorme atraccao. Ha muito para ser feito aqui e muitas portas por abrir, a varios niveis pessoais e sociais e outros...

Mas quando me viro para Portugal, pais que me deu os valores e alguns tracos de personalidade que tenho, e alguns verdadeiros amigos, e a familia obvimante..nao sei o que pensar e sentir, realmente nao sei. Ja reflecti, ja escrevi neste blog sobre isso, mas nao tenho respostas, nem alternativas para o meu pais e para as suas gentes. Reflectir sobre Portugal e algo que custa, olha-lo e ver como esta, custa, admito que e muito facil ser pessimista ao ver o meu pais...nao sei que mais dizer que ja alguem nao tenha dito sobre ele...

Terei saudades do meu pais? nao, tenho das pessoas que vivem nele, entre os quais a minha familia e amigos e algumas pessoas que me aceitam entre elas, por exemplo o Coral Harmomia e o os amigos do programa Atlantico, porque de resto, nao vejo ninguem que honestamente seja merecedor da minha amisade mais verdadeira, olho para os que nao cabem na lista de Amigos e vejo ilusoes, hipocrisias e mentiras, tudo coisas que detesto. Deveria eu ter saudades disto e das pessoas que me fizeram isto? nao!! nunca!!

A Vida e um rio e eu so olho pra tras para o que deixei se realmente tiver valor, porque a Saudade talvez sera, olhar o valor das coisas importantes que criamos e termos orgulho disso...Por isso admito ter orgulho do meu Futuro no Canada e ter alguma meiga saudade do que deixei em Portugal, e isto talvez que teneho e sento, talvez nao seja mais do que as tao latinas, profundas, emocionais e magnificas SAUDADES...