Thursday, May 31, 2012

"Call Girl"

Hoje estavam a vender livros e filmes na biblioteca central de Vancouver http://www.vpl.ca/ e achei um filme portugues, "Call Girl" e foi com surpresa que o vi, nao foi a tematica sexual, sem esquecer a forma como o sexo femenino e exposto, ou a quantidade de "fode-te" que ouvi, antes foi o que o filme diz "entre linhas" que achei interesante.

Estao de parabens todos os actores que actuam no filme, e e bom ver como o Ivo Canecas realmente e um grande actor na nova geracao e o iconico Joaquim de Almeida que nao desanima. Mas voltemos a essencia do filme, que pais o nosso, que pela forma que e descrita no filme move se atravez de corrupcao, jogos de interese, manipulacao sexual e politica, mentiras, cunhas e tudo mais a maldade humana e capas de criar. E um filme que no seu drama e sexualidade, levanta questoes morais, do policia que sabe demais ao politico que sabe de menos e aos corruptoes bastidores do poder.

Sem esquecer as mulheres, que no filme, tirando a personagem principal, parecem ser vitimas da sua condicao, da massagista que se prostitui para ter uma vida burguesa e mulher que desconfia de traicoes.....em tudo, moralidade e questoes a serem reflectidas, porque entrenimento tambem deve fazer pensar e fazer agir, nao lhe parece??

Bem sei que e um filme de ficcao, mas todos sabemos que na "ficcao" muitas verdades Reais sao mostradas e neste Portugal e Europa em crise, este espelho da ficcao talvez nao esteja assim tao longe da Verdade e das mascaras que todos usamos, uns mais que outros claro, dependendo do poder, influencia e porque nao...sexappeal, mulheres, que temos. E num pais em crise moral, social e politica o sexo que "Call Girl" mostra nao e apenas um "escape" para o vasio existencial do mundo moderno, e tambem a forca que faz tudo Acontecer, nao que ser mulher ou call girl possa resolver as crises que os portgueses pasam na altura, mas deixemos a ficcao ser ficcao neste caso.

"Call Girl" mostra as dores portuguesas nos seus mais variadas dimensoes, das dores e duvidas pessoais que levam a outras decandencias, que levam por ultimo a um sistema politico que esta igualmente podre de tantas ilusoes e fachadas sociais, que por ultimo nos ilude a todos. As tensoes sociais em "Call Girl"tem  para mim a mesma forca que o acido humor dos "Contemporaneos" que na seu humor directo, frontal e olhos nos olhos, nos mostra quem somos e temos medo de reconhecer.

Ficcao as vezes e um escape, "ajuda a aleviar" nao e? mas por vezes ficcao exige nos respostas, logo que se fassa mais ficcao desta em Portugal. E preciso pensar o pais que temos, os portugueses que somos, o sistema politico em relacao ao qual nos sentimos mais e mais distantes, as nossas devucoes ao fotebol e a religiao que nos adormece a alma e a consciencia....ha sem duvida muito a ser pensado na ficcao portuguesa, tanto cinematografica como literaria. Do Canada todos os criadores aritisiticos de Portugal, tem a minha "bensao", ;)

FORCA ARTISTAS, FORCA PORTUGUESES!!!!




Friday, May 18, 2012

Bill Reid Gallarie (Haida Art)

Bill Reid e um dos grandes artistas da arte Haida contemporanea, hoje fui visitar a galeria que acho que deve ser conhecida por todos que veem e que vivem em Vancouver http://www.billreidgallery.ca/; esta galeria em minha perspectiva nao e so uma exposicao da arte de Bill Reid, tanto dos escuturas e colares e aneis que fez, mas e tambem uma elevacao da quase extinta cultura e lingua Haida http://www.haidanation.ca/.

Todas as primeiras nacoes soferam com as escolas residensiais e os seus traumas e pesadelos, logo e enriquecedor ver uma exposicao de fotografias onde os mais velhos, os respeitosos "Elders" como sao chamados, elevam e mostram um profundo orgulho em relacao a uma lingua que vive no limite do esquecimento.

Bill Reid e um artista tao importante no Canada, que a sua arte esta presente nas notas de 20 dolares e numa visita ao museu de antropologia http://www.moa.ubc.ca/  , tambem em Vancouver, e possivel ver e admirar uma escultura de madeira onde se pode ver a criacao do mundo segundo os Haida, onde o corvo, figura de enorme importancia para as primeiras nacoes da BC, da origem aos primeiros homens.

Este grande artista nao so elevou a arte nativa mas fez-lo enquanto nunca esquecia a influencia e a arte europeia, e sem duvida um artista que acredito tenha reinvigurado a arte nativa de hoje em dia, bem sei que para muitos e desconhecido a forma como a cultura e lingua foi mal tratada e quase aniquilada, mas para as primeiras nacoes do Canada moderno, isso nunca foi ou e esquecido.

A arte nativa hoje em dia foi tao reavivida com pessoas como Bill Reid, que hoje em dia ha varias formas e misturas artisticas, que nao deixa de ser nativa, sempre noutra perspectiva contemporanea http://www.first-nations-art-store.com/index.html. Aqui deixo-vos 3 excelentes documentarios, que tao bem informam e educam sobre os Haida e a grande importancia artistica e cultural de Bill Reid no panorama artistico e social da BC.

Espero que gostem, alguma duvida sintam se livres de me escrever, obrigado e ate breve

Monday, May 14, 2012

Aftermath of a Crisis

Este decumentario aborda a discussao que ouve entre varios pensadores que se reuniram em Lisboa para reflectir sobre a Crise moderna, nao so a europeia mas a que o mundo atravesa.

Um decumentario que ajudara a reflectir sobre este facto que nos afecta a todos, de diferentes formas, e e sem duvida um decumentario que merecer ser um bom tema de conversa e reflexao para todos.

Sunday, May 13, 2012

Desemprego e Oportunidades

A dias vi algo que achei absurdo na nossa sempre confusa e estranha maneira de fazer politica em Portugal, eu desde ja digo que nao tenho simpatias de direita, no entanto nao deixo de dar razao ao actual primeiro ministro quando disse a dias que "o desemprego e uma ocasiao para a oportunidade", o que e totalmente verdade.

No entanto tal comentario parecer ter "chocado" alguns mais a esquerda, porque segundo eles este comentario ofendeu os desempregados. Desculpem, mas se a crise nao nos da oportunidade para sermos melhores, entao o que nos fara melhor?? a mesma atuitude despesista e de aparencias que temos tido? ou a cada vez maior do estado que todos temos nestes tempos de aflicao?

Diz um dito popular, "Nessecidade e a mae do engenho", se ha nessecidade e preciso sermos criativos para o superarmos, mas isto parece ser uma surpresa para muitos politicos que condenam o empreendurismo portugues e as capacidades dos portugueses de achar solucoes dentro das situacoes mais problematicas. Isto chega ao ponto que na nossa politica nem sempre aqueles que se "preocupam" pelos bem estar dos outros, a nivel politico, social e economico, estao de facto a altura de tal papel, e neste caso foi a oposicao a mostrar indignacao quando devia de facto dar aos portugueses forma como eles podem neste tempo de desemprego criar novas oportunidades.

Mas tambem o governo nao e nehum anjo por mais motivacao que queira dar aos portugueses, porque se e para motivar os portugueses exemplos no Porto, nao me recordo o bairro onde se passou onde foi criada uma escola comunitaria, a escola da Fontinha http://www.publico.pt/Local/duas-detencoes-apos-confrontos-entre-membros-do-escola-e-policia-1542703?all=1,  e este progecto nao avancou devia a forca policial que tomou control do espaco. Nao nego que o poder seja algo que tire a humanidade a muita gente, mas parece me que um pouco de senco comum e respeito, pode ser algo de grande valor.

A politica portuguesa sofre o grande mal de ser bastante disfuncional, nunca existe uma politica que funciona e que da resultados que passe de governo para governo, porque sempre que alguem toma o poder e como aquilo que o anterior lider e grupo que governava estava "totalemente errado" e como consequencia, la se faz mais uma reforma, para reformar a reforma que ja estava a ser reformada por um governo decadas atras.

E isto gera tal confusao e tal desordem, que as coisas mal funcionam, nao existe consistencia no sistema geral e nem na sua rede, por assim dizer, os cidadaos estao a merce do sistema e da forma algo estranha como ele funciona. E preciso que exista um nucleo no sistema que todos concordam, seja de esquerda, seja de direita, nao basta que este nucluo seja so democratico, e preciso mais.

Outra coisa e que nao existe unidade entre os politicos, onde todos se criticam uns aos outros e o que os outros pensam esta sempre errado, seja pela direita ter sempre intereses cooperativos e pouco claros aos olhos da esquerda, e da esquerda parecer sempre ter a ameca de um Estaline aos olhos da direita, se tiver algum poder. E nesta forma de fazer politica, cheia de mal entendidos, abusos e falta de uso util de poder, o nosso poder surge fragmentado e sem unidade.


Como pode um pais subreviver a uma crise como esta sendo assim? onde a cor politica, a classe, clube de fotebol, e ate a geografia separa uns e  une, dentro do possivel, outros? Nos nao precisamos de razoes para nos dividirmos, ja temos as suficientes ate, cabe sim a quem manda, e nisto refiro me as nossas distantes e arrogantes elites, mas tambem cabe ao povo portugues, por a mao na consciencia e achar razoes que nos unam e nos fassam melhores.

Se quem nos manda e informa, politicos e media, nao fazem o que devem, cabe nos a nos achar alguma ordem neste caos que e o sistema e a sociedade portuguesa. Porque quando um primeiro ministro nos diz que e durante "o desemprego que devemos achar nosvas oportunidades" nao devemos ficar todos chocados, chocados porque ja agora??? So ha uma boa altura para sermos melhores, agora!! mas talvez seja melhor darmos voz ao nosso conformismo e conservadorismo portugues, e fazer o que fazemos tao bem, "deixar as coisas andar" e nao fazer nada, e eu pergunto me se isso sera de facto melhor para os portugueses e Portugal, sera que e??





Thursday, May 10, 2012

Pobre Portugal

Nao me levem a mal eu gosto de varias coisas em Portugal, a nossa Historia, e grande qualidade e variedade artistica, a nossa comida e a nossa bondade aos de fora. No entanto ha lago que me incomoda nos nosso meios de informacao como espelho de Portugal, tomando que as noticias mostram o povo que somos e a forma como pensamos e somos, se tivemos tempo para ver o que e dito entre linhas e indirectamente, muita coisa sobresai.

Quem acompanha as nossas noticias de fora de Portugal, varios padroes parecem surgir sobre aquilo que eles nos mosram sobre nos. Por exemplo, porque razao ha tantas noticas de corrupcao, trafico de influencia e tudo mais, feito curiosamente pelas nossas elites, pelos nossos lideres e gente a quem "damos" poder, politico?? enquanto os mais pobres, no outro extremo do espectro criminal, quando surgem nas noticias ou robam bancos, enchem o tanque de gazolina sem pagar...ou seja os crimes sao mais..

Nas noticias, Portugal parece um pais caotico, desorganizado, onde so quem pode e quem vence e quem nao consegue subreviver faz tudo o que pode para ser tratado com alguma dignidade. Sim, bem sei que este e o Portugal real, infelizmente, mas e desta forma que os nossos meios de informacao nos "ajudam"?? mostrando nos as nossas dores e maguas? mostrando um pais que precisa de se conhecer, de ter coragem e determinacao para avancar, e que fazem os media? fazem nos sentir pior!!

Como podem os portugueses acreditar no sistema politico, juridico, hospitalar e economico quando o proprio sistema na sua profunda desarticulacao e desorganizacao, leva os que menos podem a ter menos do que ja tem, a perder mais e mais, quando essas mesmas nessecidades parecem ser ignoradas, que Portugal e este?

Os nosso media sao o nosso espelho, mas que podem os portugueses fazer em relacao a isso? talvez, comecar por lutar pelo Portugual que querem ter, se os media sao superficiais e informam mal como a RTP o faz, mostrem lhes que nao gostam!! Se o sistema hospitalar falha, unam se e mostrem que querem melhor e mais!! Se os bancos e o Governo nao tem negocios claros, exigam claridade, forcem por justica a que todos temos direito!!

Se o sistema judicial e lento e pouco util, forcam e exigam como direito uma justica mais eficas, nos temos esse direito e dever!! "Deixar andar", ser pacivo, conformista nao leva a nada. Nos tempos que Europa e Portugal atravesa e um tempo ideal para criar e recriar um pais novo, do po do presente criar algo novo, esta e a oportunidade!! este e o momento!! Duranto a crise ou no auge do progresso, em todos os momentos, algo novo e importante para todos, pode e devera ser feito, para todos !!



Tuesday, May 08, 2012

Catastroika


CATASTROIKA by infowar

Aqui esta um video que permitira perceber a nova Europa que nasce da cinzas da Europa controlada pela Alemanha, quem havia de dizer que o sonho do passado e todas as suas promecas de partilha de riqueza e liberdade de capital se viria a tornar na presente, dura e deprimente realidade....

Espero que gostem do video.