Wednesday, April 17, 2013

Sandra Harris

         Ha culturas que se espelham na arte da sua naturesa, a naturesa espelha o seu espirito e a visao de si mesmo. Arte que afirma "isto e ser _____" sem pessoas, apenas verde e azul entre luz e escuridao que atravez da mais honesta emocao nao se definem um pais, mas a visao que outros tem dele, e onde ha naturesa ha tempo e com tempo movimento onde tudo muda.
        E se a naturesa tem determiadas caracteristicas essas estendem se ao caracter, mentalidades e valores de quem vive em determinada area natural e geografica, logo arte da naturesa caracteristica de um pais e o directo reflexo da alma, na sua essencia, de uma nacao e do seu povo. O espaco, neste caso natural, molda nos fisica e emocionalmente....do mais consciente a escuridao do inconsciente.
     Sandra Harris http://www.sandraharris.ca/html/paint/paintHome.htm e uma artista que mostra claramente a alma canadiana na  sua natres luminosa, com movimento e quase algum espiritualismo onde a naturesa e central. Para quem deseja conhecer a arte moderna canadiana Sandra Harris e uma optima porta de entrada...
 
 
 
 
 

Monday, April 15, 2013

Retorno do "mito"..ou talvez nao..

        Uma das grandes familias politicas candianas sao os Trudeau, sendo o pai Pierre Trudeau http://www.biography.com/people/pierre-trudeau-9510956 um dos grandes icones politicos canadianos dos ultimos seculos conhecido pela sua intelegencia, carisma e influencia politica,  tendo falecido em 2000, pertencendo ao partido Liberal http://www.liberal.ca/ (que em termos europeus seria social democratico, centro direita).
          Desde a algum tempo, uns bons anos, que o partido Liberal tem estado a  sofrer serios problemas de lideranca e credebilidade que sem duvida fez com que os liberais tivecem que fazer uma boa analize de quem sao e que papel deverao ter no espectro politico canadiano. Pierre Trudeau foi um dos politicos mais amados quando exercia funcoes criando multidoes onde quer que fosse, chamando se a isso TrudeauMania http://www.markville.ss.yrdsb.edu.on.ca/history/history/sarahessay.pdf   mas nunca deixando de ter alguns serios adversarios.
          Logicamente, depois de uma grande competicao para achar um lider, surge Justin Trudeau como o lider com uma aura de "grandesa por realizar", e bom nunca esquecer as suas origens. Mitos unem, mitos dao coragem e sem duvida sao capases de trazer para vida ideais, neste caso, partidos politicos a beira de uma crise existencial. E verdade que muitos canadianos ja previam que Justin viece salvar os Liberais, mas voltando ao mundo real e dando umas ferias a nostalgia, e nao esquecendo que Justin esta longe do carisma e influencia de seu pai Pierre e obviamente os tempos sao outros, as mentalidades tambem.
      Talvez o preco de acreditar no poder de um nome leve os liberais a acordarem desta fantasia..mitos fazem nos sonhar e acreditar, mas mitos sem um pouco de realidade nao pasam de enganos e mesmo mentiras. Um nome nao faz um lider ou mesmo os genes de lideres criam lideres "naturais", mas quando um grupo esta em urgente nessecidade de resposta e salvacao..acredita-se em tudo, mesmo em grandes nomes do passado e no que eles deverao alcancar, so a Realidade e o Pais poderao julgar.
 

Saturday, April 13, 2013

Ajudando Brasileiros "virtualmente" part 1

        Desde a alguns anos tenho me posto a disposicao de muitos brasileiros que querem imigrar, dando a conhecer a minha disponibilidade no facebook, e julgando pela pessoas que me adicionam semanalmente para exclarecer duvidas, parece que o Brasil esta todo de saida.
         E e triste reparar que ha tanta gente a querer sair pelo simples facto de o Brasil ser um pais de "primeiro mundo" como eles o classificam, logo o crescimento economico recente deste mesmo pais parece nao estar a alcancar todos por igual. Desdes novos imigrantes oico as mais doloridas visoes do Brasil, pais este que sempre e fascinou, pela sua imensidade, historia, cultura, musica entre outros factores.
        Tambem conhecer a complexidade deste pais atraves das suas gentes, falando eu em grande maioria com estudantes e pessoas com algumas posses e educacao, permitindo ver que nao ha simples visoes para o Brasil, parecendo haver varios Brasis no Brasil, dependendo da educacao, cultura e mesmo sexo de quem falo. Outra grande vantagem de me por a disposicao e nunca negando que o povo portugues sempre teve e tem algumas "fantasias" sobre o Brasil e que atravez de varias conversas cedo me apercebi que essas mesmas fantasias nao pasam disso mesmo.
       Nao deixa de ser curioso como "povos irmaos" tem certas visoes uns dos outros, tendo nao so um oceano, continente a moldar esta visao um do outro, mas tambem novela ( inegavelmente criacoes ficticias) mas a bruma da Historia e da Memoria que tantas vezes nos da perspectivas ricas de medos e perconceitos.
        Mas por mais ignorantes que sejamo uns dos outros, so criando pontes com o Passado, nosso,  portugue, e o deles, outros tempos nascerao, um melhor Futuro, porque se muitos brasileiros olham com nostalgia para Portugal, ha para nos portuguese tantas outras licoes culturais, sociais, economicas que o Brasil e os brasileiros nos podem ensinar.
      A Historia nos uniu e inegavelmente "dividiu" mas basta olhar fotos do Brasil, igrejas por exemplo, o nosso "grande" legado no Brasil, alem da lingua, gastronomia ou sistema legal, para ver que ha muito de nos portuguese no Brasil..Talvez voltando nos a ligar mais profundamente, culturalmente, emocionalmete ao povo irmo, e pondo de lado as novelas por uns tempos, poderemos aprender algo novo sobre nos, portugueses.
          Para atravesar certas pontes culturais e nessecario alguma coragem, abertura e flexibilidade por vezes, mas acredito que para connectar com o povo brasileiro basta saber que do outro lado esta um "irmao" que tem tantas questoes quanto nos temos, mas ao contrario de outras culturas, teremos muitas visoes e emocoes muito comuns, por todas estas razoes que me aproximei....
       

Wednesday, April 10, 2013

Buda ao Contrario (SGI)

       Eu sou budista deste que vim para o Canada a 9 anos, vindo de uma longa, e insatisfatoria experiencia crista. Desde a uns 8 anos fiz parte de uma organizacao com as siglas SGI, Sokka Gakai Internacional http://www.sgi.org/ http://www.sgicanada.org/home/index.html organizacao que se orgulha de "criar valor", "mudar vidas" e o mundo, tendo esta origem japonesa.
      
        Mas nao deixem as fotos de caras sorrridentes nos sites iludir-vos, issso e grande maioria propaganda e essses sorrisos escondem uma parte mais espinhosa desse grupo, pois o seu grande interese e trazer novos menbros para o grupo atravez de historias, que eles adoram partlhar, do sucesso de praticar este "budismo".  Mas a minha historia e longe de ser unica ao me sentir limitado, controlado, manipulado e enganado atavez de amisades ocas, espirito de equipa nulo, e total passividade quanto a felecidade e potencialidade que eles dizem "acreditar".
     
      Um bom site que exempifica  o que sinto e sempre senti e este, http://forum.rickross.com/read.php?5,87661,87688  se ha tantas experiencias e porque ha algo sem duvida que esta em falta, e como ir a um restaurante mau, nunca tantas pesssoas podem estar erradas sem haver uma real razao. No entanto por em questao esta organizacao que impoe devocao total, nunca levantar questoes, e obdienciao ao lider, este grupo esta longe de ser democratico, e muito menos humanista como se orgulha de classificar a si mesmo.
      
       Mas porque ficar 8 anos la? por eu nao conseguir nada que o subestitua, so fiquei esse tempo pelos conhecimentos que fiz por mais falsos que sejam, acomodei me, nao nego, bem sei que a minha historia bem pode nao ter ligacao com que vive noutra parte do mundo, no entanto, muitos como eu se acomodam e calam a grupos que lhe exigem muito dando nada em troca, apenas silencio e indiferenca!
        Outra caracteristica deste grupo e a forma como controla a vida de uma pessoa e a informacao ea pratica ou nao da vida dos praticantes e passsada entre lideres e devotos que so obedecem, como nao fosse nada demais. Com o tempo tornamo nos, nos que so praticamos e nao temos influencia, apenas uma comodidade, e isso que todos somos para o SGI. O grupo e concervador, fechado, com medo do mundo real e de pessoas normais, com terror a mudanca, resumindo e concluindo, um sistema feudal a boa maneira japonesa mascarado de algo que nao e, honesto, verdadeiro e com o real objectvo de ajudar os seus praticantes ou o mundo.
      
       Organizacoes venden nos por vezes mentiras e iluzoes em troca da nossa atencao e por vezes do nossso dinheiro, claro que ha as honestas e dignas, mas  ficar numa organizacao como esta que passa  tanto tempo a adorar o seu lider a falar tao pouco do lado real e pratico que a esssencia budista tem, focando se mais na doutrina que verdadero budismo, algo esta sem duvida errado!!!
       Espero que isto de que pensar a quem o ler este artigo, porque organizacoes que agem independentemente dos seus praticantes e obrigam a este a se vergar a esta mesmo organizacao "absoluta" e sempre "magnifica", iliminando a liberdade pessoal, do que se pode fazer ou dizer; A honestidade e integridade, vistas como obstaculos, em nome de um lider "sempre perfeito" e adorado ou um conjunto de valores que, exigem sem questinamentos, a sua pratica, isto nao e uma organizacao que liberta ou faz feliz, mas que oprime sem consciencia moral, DEVEM SER CONFRONTADAS E QUESTIONADAS SEMPRE!!

 
 
 

http://www.theravada.ca/brian-ruhe/