Sunday, July 06, 2014

"Brazil Dancando com o Diabo" de David Zirin (LIVRO)

       Para comecar, embora nunca tenho ido ao Brazil e um pais que sempre me fascinou e tem uma certa mistica em minha opiniao, pela divercidade cultura pelo espirito de unidade que existe e claro, pelo passado e presente, complexo ate mesmo confuso que o Brazil parece ser.
 
       O meu unico contacto com este lindo pais e atravez das redes sociais, onde conheco e falo cada dia aprendendo mais sobre este pais e as suas gentes, sem esquecer as ocasionais "historias de horror" que me contam sobre o mal funcionamento institucional do Brazil, da Educacao, que parece nao educar ao Governo, que pouco ou nada governa pelo que vejo e onde o unico Rei e a corrupcao e o caos, tendo em conta essas mesmas historias que referi atras.
 
       O Brazil, terra da "Ordem e Progresso" vive hoje uma encruzilhada ao que parece, acima de tudo, econimica e ate historica onde alguns enriquecem mas a maioria sofre e sonhos existem so na TV nas novelas e no Fotebol. E um povo bom mas que as circusntancias e o desespero corrompem e a corrupcao/ disfuncionalidade nao vive so nos escritorios do poder, mas na alma de um povo com pouca Educacao escolar e ainda menos Futuro.
 
       Ao ver esse livro "Brazil Dancando com o Diabo" de David Zirin foi me dado a ver na sua multi facidade a complexidade da encruzilhada que o Brazil hoje atraveca. E sem duvida um livro importante e interesante de ser lido nao so para pensar no presente mas no futuro do Brazil no contexto da America Latina e do seu papel nela assim como os dilemas sociais economicos que os responsaveis governamentais ignoram.
 
      A Copa, jogo amado pelos brasileiros e com a atencao do mundo focada neste, estes vem esta oportunidade para dar a conhecer o seu desespero e angustia, no entanto aqui pelo Canada embora os jornais falem dessas dores pouco se desenvolve e como se aceitacem as realidades mas temecem chegar ao nucleo do poder que as cria. Falar do Brazil e importante hoje em dia, como este livro mostra e reflecte,  porque ha tanto mais neste do que os cliches sociais e culturais mundialmente conhecidos, mas existe nele duras realidades que nao cabem na ficcao e nesses mesmos cliches.

     Aqui fica a minha sugestao de leitura e de reflexao sobre o grande Brazil...o futuro dele sera escrito por quem tiver coragem de fazer algo diferente e com ele trazer um rumo novo e renovada esperanca a um pais que tem tudo para ser magnifico, so falta mesmo comecar a ser!!!