Monday, April 23, 2007

O Poder Gay no Canada

Ola a todos os leitores, sei que o titulo por si ja fez com que muitas “baixas” em relacao ao artigo e crease numa outra minoria a curiosidade sobre o que realmente este artigo ira abordar, e com consciencia desde facto que irei avancar com os “subreviventes” desta “triagem” nao intencional.
Hoje quero vos falar de uma revista gay e lesbica de seu nome Xtra (www.xtra.ca) que embora aborde temas principalmente sobre a perpectiva canadiana, nao deixa de reflectir sobre a cultura, mentalidade e sensabilidade gay/lesbica, tanto na sua historia como na sua geografia. A Xtra nao e um progecto recente, de facto, tem sido imprimida durante quase 20 anos, em todo o Canada, com um numero de copias que ronda os 45,000 exemplares bi-mensalmente publicados pela Pink Triangle Press, organizacao esta sem fins lucrativos.

A razao que me leva a sugerir e a reflectir sobre esta cultura deve-se ao facto que as unicas vezes que se ouve ou se ve nos media uma historia de algum gay/lesbica e sempre nos dado estas pessoas como alguem “perturbado” ou alguem socialmente perigoso; sendo a relalidade de facto, mais normal do que se pode pensar, certo e numa sociedade ultra-concervadora, como Portugal ou Americana, outra perpectiva nao seria de esperar. Outra coisa que me tem feito pensar ao longo de varias leituras do Xtra, e algo que continuo sem perceber em relacao aqueles que dizem detestar os gays/lesbicas, que resumirei numa pergunta.

Como podem estes, orgulhosos da sua intelegencia e dotados de uma hiper-moralidade, muitas vezes pertencentes a uma famosa religiao (“ama o outro como a ti mesmo”) ser imorais e violentos em relacao a quem nao escolheu a sua sexualidade e que ama este com a mesma liberdade que os demais seres humamos??? Serei o unico a ver esta contradiccao? Nao me parece.
A revista Xtra e uma revista que num tom descontraido, nos tras tudo que se pode imaginar sobre a cultura gay/lesbica, abordando especificamente questoes no seu lado sexual e social, seja sobre politica, cinema, livros, travesties, transsexuals, justica, religiao entre muitos outros tematicas.

Nao nego que quem ler esta revista, de certo ficara surpriendido com o uso de palavras como vagina, penis, etc mas sempre dentro de um contexto e nunca caindo em absurdos ofencivos/ incomodos, sempre num tom de abertura, informativo e exclarecedor.
Esta e a minha sugestao de leitura para hoje, sei que ela apresenta alguns “desafios” pessoais, mas de que vale a leitura se nao nos desafia de alguma maneira? para isso ja temos a televidao…. Boas leituras

No comments: