UM PORTUGUES EM VANCOUVER

Chamo me Tiago Ribeiro, e desde a 9 anos que imigrei para o Canada, mais precisamente, para uma das mais belas cidades do mundo de seu nome VANCOUVER.Aqui irei mostrar e reflectir, sobre esta bela cidade, Cultura e Culturas, a experiencia da imigracao, reflexoes pessoais e sobre Portugal e Canada, entre outros temas e questoes desta VIDA de Imigrante e do MUNDO que me rodeia.. ....VIVE SE ESCREVENDO E ESCREVE SE PARA VIVER...

Tuesday, May 18, 2010

Noticias das TV Canadianas

Noticias....todas sao iguais, nao e? e e nao e, pois depende do jornalista a forma como quer apresentar a noticia e o que quer focar nela. E e verdade que cada pais da mais relevancia a uns factos que outros, o que em Portugal como o fotebol e dado um destaque so para trazer espectadores a ver noticiarios, no canada isso e visto quase como uma breve noticia.

Os canadianos sao um povo descontraido, mas nem por isso menos sofisticado ou analitico e digo isto nao so a um grupo espeficifico mas mesmo a todos, e claro que tal atitude vai se estender a forma como as noticias sao transmitidas. Em portugal os jornalista estao tensos e firmes como se ser proficional de noticias e mostrar duresa e autoridade, bem pode ser ser conhecedor das noticias e analiza las sem ficar com cara de pau e e ai que difere a forma como os jornalistas canadianos nos mostram as noticias.

 E como se para uma noticia ser dada a conhecer esta tem de ter um lado humano na sua fragilidade e complexidade e esta parece me ser uma optima licao que os jornalistas portugueses podiam aprender com os canadianos, e claro que ha analize reflexao, mas tambem ha humor quando ele aparece...

sim bem sei que ele tambem aparece nas noticias portuguesas, mas a firmesa e o control nao desaparece, aqui ha muito mais desontracao, sera que isso faz diferenca e relacao a noticia? parece me que faz, porque comecamos a ver que nos e o jornalista somos iguais o que muda e quem sabe e partilha isto com quem nao sabe como este fosse um amigo que vai la a casa..

Friday, May 14, 2010

Foto da Semana (Capilano)

Saturday, May 08, 2010

Subreviver a Shakespear....

Voltanto a escola aqui em vancouver apercebi me que mais do que melhorar o ingles, mas e tambem preciso e nos exigido que tenhamos pensamento critico e analico dos livros que nos sao apresentados, as coias ate iam bem, ate ao fim deste periodo cheganos Shakespear e o seu "Macbeth". Acho que a 1 vez que ouvimos na radio actores a intrepretarem no....houve silencio depois, que raio era aquilo?? mas pouco a pouco acho que nos fomos habituando a forma das personagens falarem e transmitirem ideias o que nao e das coias mais faceis, verdade seja dita, e so depois de muita ginastica mental la se chega ao essencial e sem nunca esquecer o tao filosofico e ultra poetica forma deste escrever, desafios atras desafios e este Shakespear....

Dividinto do se em 7 parte nos vamos sendo testado a cada acto da peca, vamos la ver como isto corre, e sube hoje e foramk canadianos que me diceram que este nao e so ficil para quem fala ingles como segunda lingua, mas tambem para os proprios canadianos e eu que pensava que eles nao tinham problemas com ele, seja como for, e uma nova e algo estranha experiencia estudar Shakespear e de certamente isto tira um pouco a diversao de ler este so por curuiosidade, porque agora e a serio. So me resta agora juntar a maos juntas e esperar que tudo corra pelo melhor, vamos la ver.

Foto da Semana ( Baixa de Vancouver)





Friday, May 07, 2010

""INVERSÃO DE VALORES - CARTA DE UMA MÃE PARA OUTRA MÃE (ASSUNTO VERÍDICO).""

*Carta enviada de uma mãe para outra mãe no Porto, após um telejornal da RTP1:
De mãe para mãe...

Cara Senhora, vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, presidiário, das dependências da prisão de Custóias para outra dependência prisional em Lisboa.

Vi-a a queixar-se da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que vai passar a ter para o visitar, bem como de outros inconvenientes decorrentes dessa mesma transferência.

Vi também toda a cobertura que os jornalistas e repórteres deram a este facto, assim como vi que não só você, mas também outras mães na mesma situação, contam com o apoio de Comissões, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, etc...

Eu também sou mãe e posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro, porque, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho.

A trabalhar e a ganhar pouco, tenho as mesmas dificuldades e despesas para o visitar.

Com muito sacrifício, só o posso fazer aos domingos porque trabalho (inclusivé aos sábados) para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Se você ainda não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a uma bomba de combustível, onde ele, meu filho, trabalhava durante a noite para pagar os estudos e ajudar a família.


No próximo domingo, enquando você estiver a abraçar e beijar o seu filho, eu estarei a visitar o meu e a depositar algumas flores na sua humilde campa, num cemitério dos arredores...

Ah! Já me esquecia: Pode ficar tranquila, que o Estado se encarregará de tirar parte do meu magro salário para custear o sustento do seu filho e, de novo, o colchão que ele queimou, pela segunda vez, na cadeia onde se encontrava a cumprir pena, por ser um criminoso.

No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas "Entidades" que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto ou indicar-me quais "os meus direitos".


Para terminar, ainda como mãe, peço por favor:

Façam circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola Portugal e não só...


Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!

Saturday, May 01, 2010

Foto da Semana

Hoje comecarei a publicar fotos de vancouver semanalmente, visto ser um apaixonado por fotografia aqui deixarei fotos do canada e algumas do passado. Esta e tambem uma boa oportunidade de mostrar como as coisas aqui em vancouver sao em vez de somente as comentar, e espero que estas sejam do agrado de quem me le. Obrigado