Monday, April 30, 2012

A Novela do Real

Hoje vi um filme ou novela nao sei bem o que era, algo que me chocou na RTP Internacional, eu pensava e julgo que a ficcao como novelas tem o objectivo de nos fazer esquecer po momentos da duresa sem alma do real, no entanto esta novela/filme abordava de forma directa os problemas que hoje os portugueses sofrem.

Confeso que me custou ver o mal estar portugues tao aberto e exposto daquela forma, uma familia com 3 filhos sofria problemas economicos, mas as coisas em vez de se suavisarem aumentavam, a divida ao banco aumentava, o carro da familia teve um acidente, houve a tensao de um divorcio, tudo misturado numa historia que parcia axficiar de tanta desgraca.

No entanto foi no fim que surgiu pela primeira vez uma mensagem de esperanca, " desde que estejemos juntos conseguimos superar tudo" diz a mae no fim, ou algo nestas linhas. Novelas lembro me, costumavam falar de banalidades e superficialidades, como estilo de vida, romances cheios de drama e tudo mais, no entanto foi o facto de esta novela ser tao directa que me deu que pensar.

Ficcao costumava ser um escape ao real, uma janela para outra realidade, no entanto esta novela aborda aquilo que todos conhecemos de frente, e de olhos nos olhos como um tureador a frente do touro. Esta ficcao nao foge da realidade, mas ao contrario pretende educar, crirar emocoes, como indignacao...esta ficcoa doe por ser tao real.

Ficcao que educa, e Portugal presica disso, no entanto a TV portuguesa deve dar mais esperanca aos seus espectadores e nao so em ficcao. A tv portuguesa nao deve julga que nos ensina quando 98% das noticias tratam de coisas dramaticas e escandalosas, nem nas noticias de hoje em dia em Portugal podem os portugueses ter esperanca e consolo, e muita esperanca e concolo presiam os portugueses de hoje em dia.

E preciso noticias que fazem pensar e dao esperancas, e ficcao que mesmo sendo verdadeiras nao caem numa ingenidade ofensiva e trata os espectadores como estupidos, isso tem de ser evitado....Se um pais tem que  melhorar e os seus cidadaoes com ele, cabem aos media nao so nos entreter, mas fazerem nos melhores cidadoes...e ja agora menos consumo de fotebol faria nos muito melhor!!

Fotebol nao passa de um escape e de uma ilusao que os cidadoes consomen para esquecer o mundo, fotebol nao faz um Portugal melhor, fotebol so espelha o pior em nos pois leva muitos a violencia como escape do mal estar geral. E preciso enfrentar a realidade, mesmo com ficcao, e o fotebol por mais golos que a nossa equipe ganhe, nem os portugueses enriquecem, nem ha mais justica em Portugal, logo com tanto consumo de fotebol...FICA TUDO NA MESMA!!!!

No comments: