Sunday, December 11, 2011

O Misterio da Estrada de Sintra (Filme-Cinemateca)

Recentemente fui ver o filme "misterio da estrada de sintra" http://www.cinemaportugues.info/ a cinemateca  http://www.cinematheque.bc.ca/ e que boa surpresa foi, um filme que mistura a vida e a relacao do grande Eca de Queiros http://www.feq.pt/  e o seu grande amigo Ramalho Ortigao que no pasquin "as Faspas" escriveram este fasciante romance que toca em temas como paixao, traicao, e uma feros critica ao imperio britanico.

Isto tudo sempre com um olho critico sobre o ser humano e os seus sistemas politicos, heirarquicos, entre sexos, e este talvez seja um romance mais multi cultural de Eca; pois temos nele uma cubana e um britanico, vistos numa perspectiva algo negativa, diga se de passagem, tendo a cubana sifilis e o britanico, militar, arrogancia para dar e vender.

No publico, estava bem equilibrado entre canadianos e portugueses, e alguns artistas o que acho algo muito diginificante, porque os filmes na cinemateca tem por habito passar so em um ou duas seccoes para um pequeno grupo, em comparacao para filmes mais generalistas.
E sem duvida um filme ao nivel de Oscar pois e tao "sumarento" nas suas mensagens/criticas, tao bem actuado, na minha opiniao que devera ser um orgulho para os portgueses saber que e visto em paises como o Canada, e sem esquecer a tao universal questoes e tematicas levantadas, embora tenha sido escrito seculos atras, mas como a grande literatura, e sempre intemporal e penetratemente humano.

Se este filme e o futuro do cinema portugues, pela forma como e escrito, actuado, editado e filmado eu quero ver o que mais e feito na nossa cinematografia pois este filme mostra me tao rica, complexa e interesante e o que temos. Quando em alguns artigos passados disse que e atravez da nossa cultura que podemos levantar o pais e os nossos espiritos, este filme e um bom exemplo disso, agora e preciso mais, mas nunca sem perder o olho para a qualidade e para o universal na nossa lusofonia, que esta sempre la.

Eca era um escritor fascinente que me parece que devera ser mais e melhor conhecido, um rebelde com uma firme vontade de questionar o mundo que o rodeia, precisamos de mais Ecas em Portugal, mas antes que eles surgam e nessecario conhecer as mentes que vieram antes, pois o futuro nao pode ser so criado no "momento" e preciso cria-lo tendo de inspiracao o passado cultural, so assim ele tera mais poder e falara mais fundo.

Por mais duro que o presente seja, ja no passado o era ainda mais, logo e ai onde nos devemos inspirar e explorar para que o presente nao seja tao duro e mau e com isso fazermos desabrochar as nossas riquezas de alma, culturais e sociais.

“Aos políticos: «menos liberalismo e mais carácter»; aos homens de letras: «menos eloquência e mais ideia»; aos cidadãos em geral: «menos progresso e mais moral».”

José Maria Eça de Queirós, Os Maias

No comments: