Sunday, December 11, 2011

Stop Bullying!! part 1

Bullying http://www.bullyingcanada.ca/index.php e um tema que surge muito frequentemente nas noticias tanto canadianas, como portuguesas, mas quando aparece nas canadianas e americanas e sempre pelas mais negativas razoes, como sucidios devido ao proprio bullying. Depois aparecem o "peritos" que falam e nao dizem nada, ou que tornam tudo tao positivo e optimista em relacao ao bullying que e mais facil acreditar em unicornios e duentes do que naquilo que eles dizem.

E chego por vezes a duvidar se estes ditos "peritos" ou estudiosos" no alto do seu intelecto alguma vez passaram pela experiencia que eles mesmos dizem conhecer, talvez nao, pois talvez pertencer a elites os podera ter afastado de situacoes como agracoes verbais e psicologicas de outros...visto nesta perspectiva, talvez os "peritos", nao sejam assim tao conhecedores da materia.

Mas deixemos os peritos ou mesmo os media, que bem tentam "purificar" por vezes o que e o Bullying para que aqueles que nunca passaram por tal desconforto se sintam " pobresinhos" em relacao aqueles que sempre foram alvo de Bulliyng. Bullying resume se a uma relacao de poder e control entre individos em que um age de forma a ter efeitos negativos ( a diversos niveis) em relacao a vitima.

Parece me  que muitos de nos ja passamos por situacoes em que fomos alvo ou vimos alguem ser alvo de Bullying, e o que fizemos? muitos nao fazem nada, outros quando agem nem sempre o resultado e positivo. Mas as geracoes recentes tem algo que a minha geracao nao teve em relacao ao Bullying, nos tempos em que eu mesmo sofria de Bullyng na escola o sistema educativo fazia se cega surda e muda ao que acontecia, logo num lugar onde se devia "ensinar" as novas geracoes a serem melhores era aceitavel que criancas actuacem de forma agreciva entre elas, isto nao e educacao e estupides e hipocricia.

E como se resolviam os assuntos de Bullyng da escola? da mesma forma que hoje se devem resolver, tornava se uma questao pessoal e mesmo familiar e era entre individos e sem qualquer precensa da instituicao onde se deu o Bullying, que as coisas la se "resolviam", dentro da possibilidade das circunstancias.

Mas como se resolve o bullyng pelo Canada? uma forma que sube recentemente e que numa provincia do Canada quem o praticar sera excluido da escola. Bullying e algo que nos impede, parece me de sermos mais civlizados pois nao passa de uma expressao de falta de civismo em relacao a outro ser humano, mas de quem podera ser a culpa do Bullying?

Eu que nao sou especialista sei que a culpa so pode ser de 3 instituicoes da nossa sociedade, Familia, Escola e Estado. Se o estado nao cria leis para o Bullying nao acontecer, ele permance e quem o faz nao aprende e nem e corrigido, se a escola nao toma a responsabilidde de fazer dos seus alunos nao so individos com capacidade critica e intelectual, mas tambem fazer deles bons cidadaos o Bullying continuara. E por fim a familia, mas nessa caso para que as familiar se "curem" de casos com violencia familiar, pais ausentes e tudo que leva a frustracao jovenil que leva ao Bulying cabe ao estado criar condicoes para tal nao acontecer.

Bullying e um topico que toca e muitos factores e condicoes sociais familiares a todos nos, pois vai a essencia da nossa humanidade que na sua ausencia leva a agrecividade e frustracao em todos nos, pois todos tanto podemos ser vitimas como agrecores dentro de certas condicoes sociais.....

A reflexao continuara, pois ha ainda muito mais a dizer e a ser reflectido, sinta se livre de partilhar, obrigado..


No comments: