Sunday, January 29, 2012

Vancouver Rogues Galarie

Criminosos sempre hoveram, desde que existicem coisas para serem cubicadas e roubadas, obviamente haveria e ha sempre alguem que as queira nem sempre pelas formas mais legais. E isto nao e menos verdade quando Vancouver ainda era uma pequena cidade portuaria e foi como forma de reflectir sobre os tempos passados que 2 artistas canadianos http://www.cajecreative.com/about depois de explorar os arquivos de Vancouver decidiram expor as fotos de antigos  pequenos criminosos de Vancouver, recuando ate aos tempos de 1899.

Ja nessa altura Vancouver era multi cultural e e interesante ver as formas como pessoas de diferentes culturas eram julgados de acordo com os robos que cometeram. Os tempos podem ter mudado e a justica tambem, mas o crime esse permanece, so que ha varios factores sociais e culturais que e interesante reflectir em relacao a esses actos, tocando profundamente na forma como uma sociedade e os individous nela interagem e se nela ha justica e se esta e aplicada efectivamente.

Sociadades sao organismo que vivem em constante mutacao mas cabe nos a nos sermos responsaveis pelo mundo em que vivemos. Claro que ha aqueles em que a nessecidade fala mais alto e leva como consequencia ao crime, mas no entanto nao seremos nos responsaveis por o individou ter feito tal escolha? O tema bem pode parecer simples. "um crime e feito logo deve ser castigado", no entanto se pararmos para pensar e isto que esta exposicao publica permite, ha mais nos crimes que e permitido ver a primeira vista.

Nao ha regras douradas de como ser rico ou de como fazer uma sociedade sem crimes, o que apenas podemos fazer e contribuir responsavelmente para a tornar mos melhor e dentro do possivel para com que as nossas vidas possam influenciar positivamente a vida dos outros que sem nos seriam diferentes. Basta sermos humanos como somos e termos desejos e nessecidades nao correspondidas para escolhermos o  caminho do crime e bom nunca esquecer, que todos o podes mos o fazer, e e tao simples nao e?, e talvez se aceitarmos o facto que ate nos podemos fazer tal acto de desespero,  possivelmente isso traga mais compriencao e humanidade a estas fotos e outra perspectiva sobre aqueles que a sociedade ve como parasitas sociais....fica a reflexao.

No comments: