Thursday, January 24, 2013

Biblioteca Humana

Todos somos livros, ricos em historias, experiencias, ideas, no entanto ha certas pessoas unicas entre nos que com o que tem para nos dizer sao capases de nos fazer o mundo e o esteriotipos, sempre limitadores e que nos julgamos englobar alguma ""verdade"", de forma completamente diferente. E foi com isso em mente que foi criada em muitos paises de lingua inglesa a Biblioteca Humana http://humanlibrary.org/, incluindo claro, as bibliotecas de Vancouver, Surrey, Toronto e Monreal, com o objectivo de quem desejar poder falar com pessoas unicas e diferentes de nos e nos mostrarem outras realidades sociais e culturais, que nos ajudam a ver a nossa propria vida noutra luz.
A diferenca nao e para ser temida ou mal tratada, como muitas sociedades mal formadas e concervadoras fazem, mas aceite e conhecida, porque nos tambem somos "diferentes" em comparacao a um "outro", mas ao conhecermos certas realidades e verdades dessas vidas diferentes, podemos ver que se ser diferente, embora a muito custo pessoal, pode ser outra classificacao para se ser, unico.
 
Entre essas realidades e nos possivel falar com um escolar musulmano, um policia gay,  antigo neo nazi,uma mulher transsexual, um antigo pedinte que vivia na rua, entre muitas outras pessoas de grande interese http://www.cbc.ca/bc/community/blog/2012/12/cbc-vancouver-human-library.html. Livros podfem mudar as nossas vidas, os nossos valores e percepcoes, e e exactamente isso que fazem estes livros "humanos", e espera se com ele contribuir para reduzir coisas como perconceitos, ideas negativas em relacao aos outros e ate mesmo taboos, Esta biblioteca humana de muitas vidas permite a quem quizer conhece-los a oportunidade de ver a vida de outra forma, que a sociedade geralmente  ignora e teme.
 
O mundo pode mudar, se tivermos a abertura de ouvir e de perceber e de deixar de pensar por momentos em nos, visto que de nos ja sabemos demasiado, porque a riqueza de vida, se tivermos oportunidade de aceitar, esta nos outros, basta termos interese e curiosidade, para isso teremos que recear menos e aceitarmos mais os outros.
 
Esta inicitiva seria interesante se fosse feita nao so pelas bibliotecas em paises de lingua portuguesa, mas nas escolas e que tivece o apio das principais instituicoes, incluindo a igreja, porque para acabar com preconceitos e alguns taboos sociais, nao e so uma questao de educacao familiar; e uma responsabilidade dos governos e da sociedade em geral, de cirar plataformas para eles serem reduzidos atrazes de educacao, partilha e acima de tudo, uma madura e profunda reflexao sobre a vida.
 
 

1 comment:

Unknown said...

Caro Tiago,
Às vezes paro e penso sou 1 em 7 bilhões de pessoas...
Passa a ser insignificante perante a tantas histórias, tantos acontecimentos!!!
Mas ao mesmo tempo em que acredita que sua história é insignificante, experimenta compartilhar algumas de suas histórias com as pessoas próximas e ver como isso as influencia...

Aí passa a ter uma nova visão sobre ti mesmo, por isso a ideia da biblioteca humana vem bem!!!

Imagina quantos pontos de vista tem uma mesma história? O que se aprende? O que muda após ouvi-la?

Aprendesse ao menos a respeitar cada um, saber que se tem muito a aprender, a evoluir, a entender e por aí vai!
Obrigada por compartilhar!