Saturday, January 19, 2013

Tentaculos da DEPRESSAO

Depressao e doenca que custa, doi e e roi a alma de quem sofre dela, maleita esta que nos prende nas nossas emocoes e nos limita em tudo. Eu tenho sofrido deste mal desde a muito tempo e nao nego a sua influencia, reconheco que muitos homens sao incapases de admitir as suas fraquezas, muito mais esta, no entanto quando se aceita a sua presenca, e bom que o resto do mundo nos perceba atravez dela.
 
A sociedade forca-nos a que sejamos mais do que somos e por vezes, pessoas diferentes do que somos, essas mascaras de forca, coragem ou seja do que for, tambem doem a ser usadas e eventualmente a face da dor e depressao um dia surgira...e a vida. Mas nao e facil ter depressao num mundo cheio de exigencias, conflictos e toda mais lista de realidades, alguns podem dizer "mas elas sempre exitiram" e verdade que sim, so que enquanto uns conseguem enfrentar o mundo, outros precisam de mais ajuda, se a vida nao e facil para a maioria, e mais dificil para quem tem depressao.

Depresao faz me perder o prazer por aquilo que tinha como prazer, ate escrever no blog, sabendo eu que ha sempre muito a ser partilhado e reflecitido, "custa" ate certo ponto, nao e por preguiza, mas sim porque a depressao "prende" a vontade de quem precisa dela. Muitos podem "simplificar" a depressao como forma de ""entende-la" dentro do possivel, por vezes e difcil por em palavras o que nos vai na alma e quando explicado os "outros" tem a tendencia de "interpretar" este mal atravez de uma limitada perspectiva ou perconceito deste mal.

Nos dias que correm depressao e algo comum, pelo que li nas minhas pesquizas, chegam a chamar lhe a "constipacao das doencas mentais" de tao comum e "normal" que e; no entanto nao e a sua normalidade que a faz menos relevante ou lhe tira a importancia, pois este mal distroi pessoas, familias e vidas, se nao tratada a tempo e profissionalmente, logo esta dita "constipacao das doencas mentais" deve sempre ser levada a serio, por mais vulgar, infelizmente, que seja.


A sorte nestes momentos de profunda dor na vida de cada um e quando, como eu, encontramos doctores, terapeutas e livros que nos ajudam nasta luta interior, e que neste processo de crescimento e descoberta pessoal vao nos dando pistas para quem somos, deixando nas nossas maos quem queremos ser...Enganen-se quem pensa que a depressao pode ser curada em meses, muitas levam anos e vidas, e depende muito de cada um assim como do que o rodeia em termos de familia, amigos e ambiente de trabalho, para conseguir erguer se quando a nuvem da depressao paira sobre o deprimido.

Nesta busca pessoal, e nem sempre de respostas faceis individualmente, cada pequena victoria e exactamente isso, mesmo que os outros, familia e amigos que nao sofrem deste mal, veijam essas vitorias como algo, por pequenas que sejam, como insignificantes...Este e o mundo do deprimido, um mundo e uma realidade que conheco demasiado bem e contra o qual tenho estado a lutar contra e bem sei que muita gente que me le conhece ou ja conheceu alguem que sofre este mal.


Reflcto sobre a depressao, nao por achar ter resposta ou uma cura milagrosa para ela, no entanto sei que partilhando a minha dor, torna o peso menos pesado, essa e uma razao porque as pessoas escrevem, nao so para pensarem alto, mas para darem se a conhecer, nunca negando que a experiencia de cada um por mais unica que seja e sempre universal e intemporal no que ela tem de mais humano e existencial.

Alem de falar como tenho feito da minha experiencia de imigrante no canada, que muito aconteceu que gostaria de partilhar, a par disso acho que dar a conhecer esta condiccao e pensar sobre ela podera ajudar de alguma forma quem esta a passar por ela. Em baixo deixo a capa de um livro ( Feeling Good de David Burns) sugerido pela meu medico de familia que sem terminologias tecnicas fala directamente com o leitor e da solucoes e reflexoes para lutar contra a depressao, espero que seja util para quem me le.


Obrigado e ate breve

"Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução." Terêncio

"Os que, para agir, esperam sempre que tudo seja perfeito, jamais realizarão alguma coisa Textos Cristãos

 

No comments: