Wednesday, June 18, 2014

Explorando o Cinema Brasileiro

            Quem explora, arrisca e cresce...explorar cria riscos nao nego, desafios, mas como se pode evoluir sem estes riscos? E num pais onde varios mundos, culturas e experincias existem e se encontram a cada esquina como e Vancouver Cultura esta em todo o lado, e inevitavel...
             Mas a actual experiencia que tive nem sequer veio de Vancouver, mas sim da internet, com o meu constante contacto com o povo brasileiro e sem nunca negar a minha admiracao, respeito e afecto em relacao a este, dei por mim a explorar gracas ao YouTube e a boas bibliotecas de Vancouver o cinema Brasileiro.
            Claro que ja em Portugal conhecia o que se fazia no Brasil http://cinemabrasileiro.net/, e sem duvida muito cinema se faz no Brasil, do controverso e surreal, dadista ou que lhe quizerem chamar, Ze do Caixao a Cidade de Deus com estes fui introduzido ao cinema brasileiro. Bem dirao que talvez nao seja a melhor introducao, mas a curiosidade ficou. Nos em Portugal nao produzimos nem metado do que se faz no Brasil seja comedias melodramas ou puros dramas, mas a grande variedade de filmes do povo irmao e sem duvida uma riqueza universal, que embora nao pareca ao povo brasileiro, embora nacional nunca deixa de ser universal nos seus temas e questoes levantadas, do heroi que cresce e vence, ao criminoso que paga pelo seu crime, e acha alguma redencao, por vezes na morte, outras entre grades.
            
           Mas foi ao ver um classico e em minha opiniao uma obra prima do cinema brasileiro que me mais me aproximou deste, o nome dessa obra e o " auto da compadecidà" em que 2 personagens de uma pequena aldeia do interior brasileiro, xico e seu amigo tentam fazer o que podem para sobreviver numa sociedade cheia de aparencias e corrupcoes morais...e imorais. O climax deste vem quando depois de todas as personagen mortas e na companhia de jesus, negro e claro, porque jesus so pode ser brasileiro e Maria julgam as personagens e as suas accoes em vida.
          Entre satira e alegorias muito o auto diz da vida e do mundo, nao so brasilero mas da propria condicao humana. O Brasil e um pais complexo cheio de misturas e constrastes e algumas contradiccoes, sem nunca esquecer, igualmente fascinante. Dos factores politicos, sociais e regionais, entre mistos e lendas, sonhos ( aspiracoes de melhor vida) e pesadelos (que ha muitos no Brasil) de tudo e feito o cinema brasileiro de hoje em dia.
      
               Na minha opinao sao os melodramas e as comedias o melhor que se faz no Brasil, e mesmo nos dramas que tantas vezes se inspirao na realidade, os cineastas nunca temem olhar o boi do mundo real nos olhos e isso que faz o cinema brasileiro tao interesante. Enquanto em Hollyhood se molda, ( copy and paste) a realidade em termos dramaticos na america latina, e no Brasil mostra se a realidade como e, feia, honesta e sincera, pode nao ser bonita de ver....mas e sempre a realidade.
            E mesmo as comedias brasileiras nunca esquecem o real, podemos rir dos dramas da vida, porque a maior comedia e sempre dramatica ate certo ponto, mas a piada e sempre nos dada a ver em tons ligeiros. Infelizmente como todo o cinema nao hollyhood e pouco conhecido, como o e o portugues fazendo deste algo muito exotico para quem cresceu com cinemas mais "pops" americanos.

                Para nos portugueses ( e mesmo os brasileiros) pode parecer que o filme brasileiro nao tem nada haver connosco portugueses, afinal de contas um oceano (de memorias, Historia e emocoes) nos separa/une e varios seculos de historia nos dividem, no entanto os temas de familia, das dores de uma sociedade que evolve ou a ambicao de ser melhor e maior ( tanto social como individual) que aparece no cinema brasileiro pode ser encontrada nas paginas dos livros de grandes portugueses. Talvez o unico oceano que nos separe seja o da ignorancia e da indiferenca, porque muito temos em comum, sendo a lingua a nossa maior uniao.
            Falar do cinema brasileiro sem falar da adoracao, veneracao femenina seria impossivel, e verdade que para algunas olhos ela bem pode ser algo machista, afinal de contas os directores sao maioria homens, no entanto a mulher e sempre filmada de forma delicada e as interaccoes com a mulher cobre todo o padrao de adoracao e respeito ( por vezes nao existe) em relacao a mulher.
             Da mulher mae, amante e prostituta em todos e muitos mais dimencoes aparecem no cinema brasileiro do ser femenino, e sem esqucer que estas sao sempre adoradas sem qualquer pudor sexual pelos homens. De facto, muitas personagens principais dos cinemas brasileiros sao mulheres e se por vezes a mulher e vista como objecto noutras ela domina e a figura materna e que da paz e seguranca a uma comunidade e familia. O cinema brasileiro e o cinema da Mulher, da sua beleza, maternidade, encanto e fragilidade, complexidades e em todas as suas multiplas dimencoes, morais, sociais e individuais, sem nunca ser simplista.
             O cinema brasileiro pela sua dureza e frontalidade (violencia, sexualidade e questoes morais/socais) nem sempre e dos agrados de quem faz parte da sua cultura, como me foi partilhado por alguns brasileiros no entanto em opiniao pessoal parece me que essa dureza tao clara nos dramas e melodramas. Esta, acho vem de uma sociedade a procura de si mesma, a procura de respostas e se possivel solucoes sociais (corrupcao, crime ou traicoes conjugais) sem nunca negar as suas emocoes mais verdadeiras e se o cinema tem alguma utilidade, como se pode ver no cinema brasileiro, e de "pensar em voz alta" com as suas historias e personagens.....
 
      Muito mais poderia dizer e reflectir sobre o cinema brasileiro, e de certo falarei mais dele no futuro, e e sem duvida algo a ser explorado conhecido e mesmo debatido, porque o bom cinema, e arte, nao acaba quando saimos do espaco onde a vimos, mas que continua e se envolve nas nossas vidas. O cinema brasileiro tem nos muito a dizer com  comedias que nos fazem churar a rir e melodramas que tocam em temas importantes dos dias de hoje e de sempre, logo se o leitor estriver curioso sugiro lhe de tente conhecer o cinema brasileiro, porque este lindo pais tem muito mais beleza alem das suas mulheres, docura das sua gastronomia ou das suas ruas a lembrar aldeias antigas e esquecidas de Portugal...tem sim um cinema que sempre brasileiro fala de todos nos!!
   
 


http://www.filmesbrasileiros.net/

http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/site/

No comments: