Thursday, March 20, 2014

Star Wars chega a Vancouver

              A poucos dias a Industrial Light ansd Magic http://www.ilm.com/ produtora do Star Wars foi aberta em Vancouver, depois do que bem se lembram ter sido vendido a Dizney por uma fortuna pelas maos do seu criador. Vancouver e uma cidade onde empresas tecnlogicas http://www.biv.com/article/20130507/BIV050103/130509961/-1/BIV/top-100-tech-companies-in-bc-in-2013 que produzem jogos e trabalham na area cinematografica fervem criativamente e vir para esta cidade e no panorama tecnico e fianceiro uma excelente idea.
 
           E sem esquecer que muita ficcao cientifica aqui se produz, de SmallVille, Fringe, Continum, aos Ficheiros Secretos Vancouver sempre foi personagem onde mundos ficticios ganharam vida, talvez pela sua atmosfera, ou talvez mesmo por ter tudo aqui de florestas, jardins, montanhas e uma belissima beleza natural onde quer que se va aqui.
           De facto muito do futuro parece passar por Vancouver nao so em ficcao mas na sua concretizacao devido a grande variedade de tecnologia e software http://www.hitechbc.com/ aqui desenvolvivo e em muitos aspectos Vancouver e ou tenta ser uma cidade do futuro, claro que carros ainda nao voam aqui, mas a nivel ecologico e social a experiencia canadiana tem dando os seus saltos para o futuro. Mais que a tecnolgia uma das grandes riquesas de Vancouver e a grande variedade cultural e enquanto por vezes nos paises de origem de alguns cidadaos existem conflictos culturais e historicos no Canada existe o constante esforco por hamonia e dialogo entre nacoes...tentar viver por um ideal ( pessoal ou social) e melhor do nao ter ideal algum que alcancar!!
 
            Como fan do Star Wars, ou antes de ficcao cientifica e com algum orgulho que sei que e na cidade onde vivo que historias novas estao a ser criadas para esse mundo sempre em expancao. Por mais ficcao seja ficticia, fora a retundancia ela tem muitas vezes a capacidade de unir e conglumerar pessoas que de outra forma seria impossivel e as historias, semi mitoligicas, que estas abordam e narram tem sempre a capacidade de tocar no que de mais essencialmente humano ha em todos nos, logo a boa e seria ficcao vai sempre a raiz daquilo que nos a todos familiar.
           E talvez a ficcao nos ensine a varios niveis, que a capacidade de imaginar, criar, explorar sao em si uns dos maiores capacidades que podemos ter, colectivamente e individualmente..e por vezes critica se quem sonhar acordado por, pensarmos nos, viver num mundo de fantasia, mas e assim a mente criativa...logo quem somos nos para criticar?....pouco podem dizer quem nao imagina ou sonha, daqueles que o fazem natruralmente!!
 
DEIXEM A IMAGINACAO CRIAR REALIDADES

 

No comments: