Wednesday, November 08, 2006

Saudades ???

Quem e portugues, brasileiro ou latino sabe ou conhece a palavra e o sentimento SAUDADE, pois sempre o tivemos e sempre por ele e com ele sofremos...e parece que onde ha saudade ha suferimento, ou talvez, a nostalgia de "algo", o que e? nao sei, cada um tem a sua e no entanto e tao igual aos demais..

Viver no Canada tem me dado oportunidade para pensar, mas pensar muito sobre a minha vida, o meu pais, e sobre o Mundo. Nao sei o que procuro, talvez apenas respostas, mas continuo a procura, em busca...Quando paro e olho onde estou e de quem estou rodeado neste pais, gosto do que encontro, e tenho um imenso desejo de cada vez conhecer mais e melhor esta nacao e as suas gentes de todas as culturas possiveis, isso para mim tem uma enorme atraccao. Ha muito para ser feito aqui e muitas portas por abrir, a varios niveis pessoais e sociais e outros...

Mas quando me viro para Portugal, pais que me deu os valores e alguns tracos de personalidade que tenho, e alguns verdadeiros amigos, e a familia obvimante..nao sei o que pensar e sentir, realmente nao sei. Ja reflecti, ja escrevi neste blog sobre isso, mas nao tenho respostas, nem alternativas para o meu pais e para as suas gentes. Reflectir sobre Portugal e algo que custa, olha-lo e ver como esta, custa, admito que e muito facil ser pessimista ao ver o meu pais...nao sei que mais dizer que ja alguem nao tenha dito sobre ele...

Terei saudades do meu pais? nao, tenho das pessoas que vivem nele, entre os quais a minha familia e amigos e algumas pessoas que me aceitam entre elas, por exemplo o Coral Harmomia e o os amigos do programa Atlantico, porque de resto, nao vejo ninguem que honestamente seja merecedor da minha amisade mais verdadeira, olho para os que nao cabem na lista de Amigos e vejo ilusoes, hipocrisias e mentiras, tudo coisas que detesto. Deveria eu ter saudades disto e das pessoas que me fizeram isto? nao!! nunca!!

A Vida e um rio e eu so olho pra tras para o que deixei se realmente tiver valor, porque a Saudade talvez sera, olhar o valor das coisas importantes que criamos e termos orgulho disso...Por isso admito ter orgulho do meu Futuro no Canada e ter alguma meiga saudade do que deixei em Portugal, e isto talvez que teneho e sento, talvez nao seja mais do que as tao latinas, profundas, emocionais e magnificas SAUDADES...

No comments: