Tuesday, June 29, 2010

Carts of Darknesss (East/North Vancouver)

Acabei de achar um decumentario sobre a pobresa de Vancouver que tambem existe e as pessaos que tentam subreviver, bastantes mesmo, com o que podem e nao podem, mas acho que o filme fala por si sobre a tristesa e a duresa de viver nas ruas embora ricas para muitos, sempre com muitas historias para contar dos pobres que acordam e dormem nestas ruas....

Vancouver Travel Video Guide: Beautiful Stanley Park

JAZZ FEST

Chega o verao e comecam os festivais, os barbaquos habito tao canadiano, e os famosos fogos na english bay, sem duvida algo a ser visto pois reune toda a cidade em forca. E por estas altura que se da tambem o jazz fest onde nomes conhecidos e menos conhecidos do jazz das correntes mais mainstream as mais avangard dao a conhecer as suas musicas umas vezes de graca, outras nem tanto, a maioria infelizmente.

Foi neste festival que a mundilamente famosa Diana Krall deu os seus primeiros passos para a fama, aqui o famoso Mile Davis actou depois deste ter passado pelo seu perioso mais progressista e experiemental. O Jazz Fest http://www.coastaljazz.ca/ e acima de tudo um espelho a nivel musical da variedade e flexbilidade da cultura canadiana, nem e preciso gostar de jazz para ver estes concertos, pois estes concertos levam muitos a encontrarem ao som desta musica complexa e vasta nas suas correntes.

Neste festival ha um nome que esta a ser destacado, esta e Nikki Yanosfsky cantora de Monreal que com o seu novo cd nos tras os grandes classicos do jazz sem esquecer a voz de Ella Fitzgerald que tanto a influenciou, claro que ainda nao e tao famosa como a Diana Krall, mas de em lhe tempo, acho que a vao ouvir o seu nome cetamente.
Aqui vos deixo uns sites tanto sobre o Jazz Fest e Nikki Yanofsky sem esquecer umas musicas dela, so para terem um sabor desta grande voz tao fresca nos seus anos. Espero que gostem..

http://www.nikkionline.ca/

http://www.coastaljazz.ca/



Sunday, June 27, 2010

Convencao Star Trek

Eui ja vi varias vezes na televisao falar destas convencoes entao visto ela vir a vancovuer nao podia perder esta oportunidade e ser tambem um fa do star trek, verdade seja dita que eu nao esperava nem tinha nada em mente quanto a convencao, mas depois de passar duas horas nela vejo as coisas um pouco diferente.

Tudo ali tem o preco do $ da entrada que custam 20 dolares a camisas, fotos, e tudo mais, claro que isto e para separar o trigo do joio mas mesmo assim e algo perturbador acho que tudo, ate para pedr autografos tem que se pagar uns modestos de 35 a 40 dolares, so pelas assinaturas. Fazem se quizes para ver o conhecimentos dos fans, mostram se videios, actores falam mas cada secao destas, paga se sempre e mais eles so aceitam dinheiro ou credito..claro que isto e paras fugiem aos impostos canadianos.

E coisas de graca devem se perguntar, so agua mesmo, de resto e o que sabem, este e o preco da adoracao a uma criacao da ficcao cientifica, amor paga se com $$ com muito dele, e de vezs enquando o animador la nos lembrava dos grandes momentos da serie e onde muitos ragiam com aplausos e apupos. E sem duvida um ambiente dignode analize pois muito deste mostra as raizes mais fortes da cultura americana no que ela tem de mais caracteristico e por vezes perturbador.

Adorar start trek pareceu me ali ser algo quase religioso onde a devocacao e os conhecimentos sobre esta merecem o respeito dos seus pares e para quem nao conhece este mundo ir la so por curiosidade pode ser um risco com possibilidade de alguma frustracao. Mas se quem me le quizer tentar so pela experiencia como eu fiz, forca vai ser sem duvida devertido se esquecermos o preco que muitos dao por esta serie tao importante do panteao da ficcao cientifica.


Para mais informacoes ver http://www.creationent.com/

Sunday, June 20, 2010

O Maldito imposto, mais um

A populacao canadiana tem um problema entre maos, qual e o problema? permitam me exemplificar, antes e ainda agora ate o o imposto comecar, iamos comprar coisas e ao ver mos um preco de 10 dolares so viamos os impostos quando pagavamos de facto o o produto, ou seja se o preco era de 10 com todos os impostos iriamos pagar sem tirar nem por uns 11 ou 12 dolares e isto com os impostos locais e regionais.

Com o novo imposto as coisas parecem nao agradar porque vamos poder ver o preco real das coisas porque este harmoniza o preco do produto, ou seja se vir mos um produto com 12 dolares e exactamente isso que iremos pagar, e ao que parece muitos negociantes e ate cidadaos nao acham isto la grande piada, chegando mesmo a que se tenham reunido uma enormidade de assinaturas e feito manifestacoes, e verdade seja dita, a gente que nao gosta deste porque acha que com ele ira poder pagar mais, sendo este como disse antes, um imposto que harmoniza o valor do produto.

O nome deste e HST e desde que surgio na vida publica dos canadianos nao para de criar polemica, bem para nos portgueses o que vemos e o que pagamos nada mais, claro que pagamos um pouco mais devidos aos nossos pequenos impostos , em comparacao com a os canadianos, mas ao que parece este facto harmonizador vai a raiz da cidadania canadiana ja tao cheia de impostos e consumo. Aqui deixo uns sites para os interesados.

http://www.cra-arc.gc.ca/tx/bsnss/tpcs/gst-tps/menu-eng.html

http://www.rev.gov.on.ca/en/taxchange/index.html

http://www.stophst.com/

Thursday, June 17, 2010

O nome que voltou

Hoje deu se um acontecimento historico no canada, desde a varios seculos uma provincia teve o nome de charlots iselands baseado no nome de uma realeza inglesa que deu o nome a um grupo de ilhas no lado altlantico do canada, mas devido essas pertencerem a a tribo Haida, hoje essas mesmas ilhas mudaram para o nome que nunca devia ter sido mudado e terem o nome da "ilha das pessoas" ou em lingua nativa Haida Gwaii...
Aqui deixo uns sites sobre esta interesante ilha que hoje mudou de nome, sem duvida um grande evento para os Haida e para o Canada.

http://www.haidagwaiitourism.ca/

http://www.haidaheritagecentre.com/

http://www.haidagwaiifilmfestival.org/

http://www.haidanation.ca/

National Film Board do Canada

Como se faloriza a cultura e se a da a conhecer aos seus cidadaos? simples, o national film board do canada consegue dar a conhecer a filmografia e cultura canadiana dado a conhecer de graca a quem a quizer ver, de decomentarios, filmes, animacao sem esquecer os filmes experiemntais, o film board tem a disposicao para todos generos sendo sem duvida um grande instrumento de referencia cultural. Um dos genios esquecidos do cinema canadiano e o excentrico e quasea alternativo director Guy Maddin, aqui deixo uma curta dele, e uma pena este nao ser muito conhecido ou valorisado, ate estudado e analizado, fora do canada, espero que gostem... http://www.nfb.ca/

Monday, June 14, 2010

Amy Correria: a Voz Unica

Amy Correia e um dos varios tesouros musicais ainda deconhecidos em Portugual e de descendencia lusitana, rica em melodias e profundidade musical sem esquecer a complexidade e subtileza que esta exige, e ja agora, sugiro uma pesquiza sobre esta pois e um prazer ser ouvida e conhecida.. Aqui vos deixo uma musica dela "Angels Colide" que tao bem mostra o que ela capas de fazer musicalmente de forma tao simples sem deixar de tocar a alma, uma musica belissima.

Friday, June 04, 2010

MADAME TUTLI PUTLI

IRON BABY

Parodia ao homem de ferro esta vez, o bebe e ferro, so um canadiano podia por na pratica tal ideia..um pequeno filme muito bem feito...todos estes filmes foram feitos por Patrick Boivin, alguem a ser conhecido, viva ao cinema amador e algo experimental....forca a todos os directores nao so canadianos mas a nivel mundial..



Uma mesquita na pradaria

A televisao tem vindo com a influencia da net vindo a perder forca e alguma influencia, mas isso nao significa que esta tenha perdido qualidade que tinha, ainda ha perolas televisivas que muito mostram o mundo atras de ooutros olhos ou de perspectivas alternativas, de House, Lost e Flash forward, a tv ainda nao perdeu totalmente o seu poder.

Uma das grandes series canadianas e "uma mesquita na pradiaria" onde atraves de comedia, ironia se reflecte sobre a cultura islamica na cidade ficticia de Mercy (misericordia). O grane interese desta serie vem da forma como esta e desenvolvida e os guioes tocam em temas por vezes polemicos mas sempre bem humorados, aqui deixo uma entrvista com os actores desta serie que reflectem sobre esta e a influencia desta...como se diz aqui, e e bon nao esquecer que esta pasa me 70 paises e ja ultrapasou a 2 temporada, enjoy!

SPLICE, Ficcao Cientifica Canadiana

Os filmes mais que escritores sempre foram dados a misturar generos e a escaparem defnicoese generos, de Poonypool ao mais recente Splice de vincezo natali,ha sempre uma profunda mensagem neste que muitas vezes nao apaece nos superficiais e dado para o espectaculo filmes americanos, mas nao nos canadiano. Em Splice a mensagem e moral, social e cultural da interfercia humana na criacao de uma vida, a ficcao cientifica sempre o fez, conseguir reflectir o mundo e a sua complexidade atravez e simbolismos e monstros e em Splice isso nao e menos verdade. Splice a minha sugestao da mais recente criacao cinematografica deste lado do atlantico..

Emily Carr, Historia e Arte

Emily Carr e um dos nomes mais importantes da arte canadiana, tendo sido influenciada pelos impresionistas europeus, e tendo vivido algum tempo perto de uma recerva india isto pode ainda hoje ver na sua arte, aqui esta um decomentario sobre esta grande artista tao desconhecida na europa. Sem duvida uma artista a ser conhecida e para os curiosos, estudada..

Thursday, June 03, 2010

Foto da Semana (Gastown)

PIXAR em Vancouver

E do conhecimento geral quem sao e o que fazem os estudios da Pixar, e destes estudios de filmes como UP, Ratatolie, Carros tendo muito destes sido nomeados e premiados. E se um estudio deste calibre vem para vancouver certamente merece ser noticiado e conhecido, e estes estao tambem numa area historica de vancouver chamada gastown http://www.gastown.org/ que se pode chamar a esta area um tesouro de tempos antigos quando vancouver nao passava de uma aldeia e e nesta que se pode encontrar predios feitos de tijolo, raridade visto que maior parte das casas hoje em dia serem fetias de madeira.

Mas voltemos a Pixar com a chegada dela aqui ja se produziram pequenos filmes onde persogens ja nossas conhecidas dos filmes deste estudio nos mostram vancouver e o que a caracterisa e e bem possivel que em futuros progectos vancouver se podera, possivelmente, a localizacao dos proximos filmes.

PIXAR em Vancouver

E do conhecimento geral quem sao e o que fazem os estudios da Pixar, e destes estudios de filmes como UP, Ratatolie, Carros tendo muito destes sido nomeados e premiados. E se um estudio deste calibre vem para vancouver certamente merece ser noticiado e conhecido, e estes estao tambem numa area historica de vancouver chamada gastown http://www.gastown.org/ que se pode chamar a esta area um tesouro de tempos antigos quando vancouver nao passava de uma aldeia e e nesta que se pode encontrar predios feitos de tijolo, raridade visto que maior parte das casas hoje em dia serem fetias de madeira.

Mas voltemos a Pixar com a chegada dela aqui ja se produziram pequenos filmes onde persogens ja nossas conhecidas dos filmes deste estudio nos mostram vancouver e o que a caracterisa e e bem possivel que em futuros progectos vancouver se podera, possivelmente, a localizacao dos proximos filmes.

Aqui vos deixo filmes do you tube da pixar canada.