Tuesday, February 15, 2011

Hockey aos murros e ponta pes

Recentemente comecou uma ja velha polemica de um desporto criado e adorado no Canada, Hockey, es e um desporto em que ate em niveis profissionais se pratica a violencia durante o jogo e ao que parece ha quem nao veja o jogo sem este factor por mais estranho que pareca, e como se a violencia fizese um bom ou mal jogo ou um bum ou mau jogador pela dedicacao que existe nele durante o jogo.

Hocley nasceu nas ruas do Canada, mas vindo de um povo tao civilizado como e o canadiano, e curioso como se parece deixar o Hockey ser um escape para as frustracoes de uma nacao, mas isso nao e de todo novidade, pois em Portugal tem tanto ou mais poder que politica o nosso "querido" fotebol, e por mais coisas revelantes que acontecam os telejornais comecam sempre com fotebol como o mundo dependese de tal inutil e irrevelante facto. Estamos dormentes e anestesiados pelo desporto!!!

Como pode o fotebol ser mais importante do que o poder que faz as pessoas terem ou nao comida no prato? saber se se as instituicoes estao a funcionar ou nao ou se se ja resolveu o factor tao comum, corrupcao no nosso pais, nao, estupidamente digo isso pessoalmente. Pois parece que sem fotebol os planetas irao sair das orbitas, e o sol pode nao nascer amanha se nao se sobre a mais recente novidade de um fotebolista que andou a tomar drogas ou o treinador que se sentiu ofendido por um jogador ter feito um mal penaltie....nao tem logica nem e intelegente, esta devocao que temos por um jogo que nos faz dermentes e ainda mais passivos socialmente em Portugal!!!

Nao que eu nao goste ou perceba o fotebol, mas estando de longe e facil ver a quase cega devocao que existe em relacao a um jogo que nos deixar mentalmente dermentes enquanto o pais vai ao fundo, logo talvez seja por o mais ir ao fundo que temos de saber menos de fotebol, talvez nos ajudaria menos, sair um pouco da "droga" fotebolista e acordar mais para a realidade....

  Mas voltando ao Hockey, http://www.historyofhockey.net/ , http://www.hockeycanada.ca/ e verdade que vencer em todos os jogos e importante, mas os jogadores parecem tornar se totens de um grupo, de uma provincia e logo recorrer a violencia para defender o ego e tudo mais que a equipa se define ser, bem, por vezes requer alguns murros

...mas tambem se percebe que num mundo de homens se reccora a violencia, mesmo que esta em jogos seja algo "teatral" mas alguem pode dizer 'levas um murro a jogar numa equipa isso diz te tao teatral que e !!!"", tirando a atitude que vem com esta afirmacao, todos sabemos como os jogares sao treinados a serem quase animais para defenderem as suas cores, logo um "pouco" de irracionalism, ou seja agecividade, e sempre exlicavel aos olhos de quem quer vencer, o irracional torna se racional em nove de um victoria.


Talvez seja altura de trazer um pouco mais de razao ao disporto, pois ele parece que nao e apenas um escape, mas uma mascara para as nossas dores sociais, e certo que com drogas desportivas nao vamos a lugar algum, porque a realidade esta sempre a nossa espera, seja o resultado 0 a 10 ou 0 a 2, e tempo de ver o desporto atraves dos olhos da realidade, nao com as emocoes e a irracionalidade que ele nos puxa, isto nao mata o jogo ou o desporto seja ele qual for, apenas nos torna mais civilizados e humamos..se e se queremos seguir esse caminho colectivo.....

O que eu questiono e se esta devocao ao desporto, que devia ser para nosso entretinento, mas que parece que deixou de ser e aquilo que  nos leva a fazer, o que sera que isto de diz nos como nacao, seja Canada ou Portugal? sera que nos defenimos como uma nacao "em coma" socialmente e individualmente de certa forma, que e no fotebol e no Hockey que escolhemos ser o lugar para deitar todas as nossas frustracoes e dores colectivas e pessoas ??que deixamos um pais ir ao fundo (Portugal) e no Canada, o cavalheirimos ir pela sanita a baixo?? se e isto que acontece, entao o que sera que isto diz  de nos? tanto como individous racionais que julgamos sempre ser, e mal de nos se negamos isso, e como nacao em geral, afinal quem somos nos???? Vejam em baixo e julgem por si mesmo...........

1 comment:

Priscilla Ramos said...

A própria natureza de jogos esportivos traz o respeito físico entre os jogadores como desafio e prática de disciplina. A partir do momento em que esses limites são inobservados o jogo não vale mais a pena até para os grandes fãs.
Ademais, em times profissionais já se ganha dinheiro suficiente por jogar bem e jogar bem está diretamente ligado a respeitar as regras e o adversário.
Boa reflexão!
:)