Thursday, February 17, 2011

Licao de vida da Indonesia

Eu trabalho com varias culturas, da Africa a Asia, mas no entanto isto esta longe de ser algo especial por estas bandas, o que acontece e que passando horas a trabalhar com alguem, por vezes nos esquecemos que ha outra vida ou vidas, para alem do sempre repetitvo trabalho e quando exploramos esssas outras vidas dos nosso colegas que passamos anos a inter ajudar, descobrimos algo interesante e inesperado de quem pensamos conhecer, de certa forma claro.

Um desas casos e uma colega minha da Indonesia, e indiferente o nome dela, porque em nada vem por ou tirar a historia que ela tem para contar, mas o que e intersante e que ha muitos casos como ela aqui no Canada. Ela hoje em dia e pasteleira faz o que todos os pasteleiros faz, e como nao e uma das profisoes mais bem pagas tenta viver como pode conforme o que e possivel com o salario de pasteleiro, no entanto ela pretende avancar no mundo da pastelaria, no entanto isto nao e a historia dela que quero contar....

A historia dela, ou a segunda vida dela e a que ela tem na Indonesia, bem o que ela tem la? podem perguntar, fassamos as contas, o pai tem um hotel de 4 estrelas, o pai e sempre protegido por segurancas do exercito Indonesio, a mae tem uma loja de uma das grandes marcar Versage ou Chanel e ao que parece tem planos de abrir um novo super mercado, isto sendo a mae.

Olhando para a minha colega sabendo toda esta riqueza que ela tem na Indonesia, o que mais me surpriende e que ela nao tem uma atitude egocentrica, ou estupida de menina mimada que se julga maior e melhor que os outros, como nos sabemos que existe em todo o mundo onde ha ricos, porque ricos sao iguais em toda a parte na atitude e tratas/ mentiras que nos querem "vender", mas quando olhamos pelo mundo fora reparamos num constante padrao de aitude de superioridade estupida e infundada que so o dinheiro pode comprar e criar.

E verdade ha gente rica sem atitude de gente rica, wow maravilha hein, como isso pode de facto existir, mas existe. E foi com surpresa que um dia sube que a minha colega que faz bolachas comigo e tudo mais e afinal no seu pais de origem alguem que pertence a elite, mas porque nao tem ela atitude elitista? bem porque anos atras morreu lhe um irmao num acidente de conducao e ao que parece ele tomava drogas.

Pode o dinheiro comprar a vida de um irmao querido? pode uma marca de prestigio render mais que uma dose de droga? no entanto os pais dela parecem ser pelo que me diz viciados em trabalhar..e se agora se percebe porque ela nao se transformou num estupida menina mimada com um ego cheio mas vazio de nada, foi devido a uma morte resultado de algo que  todos queremos alcancar e sonhamos ter, dinheiro, poder e propradades, nao que isso nao seja algo que valha apena lutar por alcancar, mas no fim dessa estrada, se seguida cegamente, encontra se este caminho, de sofrimento.

E sem duvida uma historia com uma licao moral interesante, e agora que terminamos de ler, vamos cada um a nossa vida e vamos esquecer que no mundo de ""mentiras"" que todos nos contamos uns aos outros, pode afinal existir uma outra forma de se ser feliz. A minha por exemplo, ama ser pasteleira, e ir a indonesia tras lhe algum pesar de nostalgia, e nos que queremos nos da nossa vida? sera que o que estamos a fazer e o mais certo ou havera outra forma de estar e viver melhor?

Licoes de vida ha em todo o lado, e as suas escolhas seguem nos ate ao futuro, possivelmente, se aprendermos com os outros, nao teremos que cometer os erros que estes fizeram, se tivermos a humildade de estar abertos as licoes de vidas destes...........

http://www.indonesiatravel.org.uk/culture-religion-of-indonesia.html

http://indonesia.elga.net.id/

http://myindonesianculture.blogspot.com/

No comments: