Thursday, April 28, 2011

Nostalgia dos 80

Ha algo em relacao ao qual tenho grande nostalgia, de certa forma, ao programas que via nos 80, mas que tem isso com imigracao? talvez nao tenha muito, mas ha algo de precioso, parece me, quando vimos ou ouvimos referencias do nosso passado, nao que ele volte atras, mas nessa memoria visual ou auditiva, algo do passado parece voltar.

Aqui no Canada decidi dar uma volta ao "memory lane" (rua da memoria) como eles lhe chamam e comecei a coleccionar programas que mais me marcaram na minha joventude, outros tempos sem duvida, tempos em que os herois tinham principios em que a justica e a igualdade valiam ouro, da seria "bela e o monstro" "mcgyver" "Justiceiro", "He-man" a tv ensinava nos exemplos que sem duvida mereciam ser seguidos.

Eu nao sei como sao os herois de hoje em dia que sao mostrados ou ensinados aos mais jovens, e duvido muito que "pokemons" ou "dragon ball" tenham em si algum nucleo moral ou etico que mereca a nossa atencao. Sera que a tv se transformou mais num intrumento de entredimento do que num veiculo onde  educar e inspirar os espectadores e a menor das preocupacoes??

Acho que parte de uma boa educacao nos temos jovenis nao e so obrigacao dos educadores mas de um util e intelegente servico publico onde as primeiras bases eticas e dos valores dos espectadores mais novos e formada e criada, sim pode se aprender muito com a tv, historias tem em si valores e ideias que me parecem ficar de certa forma no menos consciente na mente dos espectadores, logo, porque nao havia de nos moldar?

Talvez ouvir as musicas que ouvimos em mais jovens, e mesmo ver programas que vimos em mais jovens possa nos ajudar perceber uma parte dos valores que nos foram ensinados, e e verdade que cada um tera uma visao diferente do seu passado e da forma como ele moldou quem somos. Mas me parece haver algo de seguro em ver os programas que nos divetiram anos atras, porque talvez isso seja para alguns a unica boa recordacao dos tempos idos.

E talvez e so a nivel de nota, muito deste passado e sem duvida o exemplo de boa televisao, e hoje em dia culto, adorado e visto e revisto por todos que inicialmente os viram, e aqui fica uma boa ideia para os que nao conheceram estas series, explorem e vejam nas...sem duvida, muitos bons tempos !!!



No comments: