Thursday, April 07, 2011

Prenda do Irao

Eu no local onde trabalho tenho uma grande variedade de culturas nos meus varios colegas, entre eles uma pequena simpatica iraniana, recentemente ela foi de ferias ao Irao e perguntou a todos o que queriamos como recordacao do Irao, e puz me a pensar que prenda interesante poderia receber do Irao, o Korao escrito em arabico, bem sei que pode ter sido um pedido algo exagerado, mas existe uma razao para o fazer.

O Korao  http://www.quranexplained.co.uk/e um dos livros nao so dos mais belos, devido a escrita em arabico, uma escrita de uma elegancia que sempre admirei e e esta mesma escrita que se encontra nas mesquitas mais antigas, fazendo nao da escrita em si mesmo mas do seu conteudo, algo sagrado. A escrita do Korao tem tambem outra dimencao ou dimencoes, religiosa, politica e social fazendo de um singular livro o moldar de uma sociedade desde que foi escrito.

E visto o Korao hoje em dia ter um afeito tao poderoso no mundo islamico http://islamworld.net/  http://new.islamic-world.net/, porque nao ter como prenda o livro mais importante desse propria parte do mundo? faz todo o sentido. Mas tambem me parece importante pensarmos sobre o que o Islamismo e desmistificar muitos dos medos a volta dele, porque se ha coisa que faz com o racismo e a descriminacao que as pessoas islamicas passam hoje em dia muito deve se a muita ignorancia e muita vontade de ir pelo caminho mais "facil", o da simples descriminacao sem base em factos reais..todos nos conhecemos isso, e mutos de nos, infelizmente pratica o sem problemas.

Num pais multi cultural parece impossivel que haja racismo no entanto ele existe, e curiosamente nao e muito mediatico, no entanto este parece me estar algo "escondido" e existe. Nao sei se devemos julgar as religioes pelas desctruicoes ou pela forma como se vestem como forma de doracao em relacao ao seu Deus, mas pela dimencao humana que tem, e bem sei que o Korao tem passagens algo extremas e violentas, no entanto a religao em si tem muito interese que me parece, merecem ser conhecidas e reflectidas.

Porque da ignorancia e do medo nada de bom pode vir e so quando nos abrimos aos outros podemos ficar mais ricos como individos e seres humanos., e talvez so abrindo nos ao mundo e questionando e aprendendo com ele nos tornaremos melhores.









1 comment:

Anonymous said...

Certamente, não existe pior ou melhor, mas apenas o diferente! É com esse olhar que todos nós deveríamos encarar a realidade e não nos agarrarmos em nossos valores, pois há milhares deles...
"quando nos abrimos aos outros podemos ficar mais ricos como individos e seres humanos., e talvez so abrindo nos ao mundo e questionando e aprendendo com ele nos tornaremos melhores"...Também acredito nisso!

Parabéns pelo trabalho que vem fazendo no blog.
By KK.