Friday, May 18, 2012

Bill Reid Gallarie (Haida Art)

Bill Reid e um dos grandes artistas da arte Haida contemporanea, hoje fui visitar a galeria que acho que deve ser conhecida por todos que veem e que vivem em Vancouver http://www.billreidgallery.ca/; esta galeria em minha perspectiva nao e so uma exposicao da arte de Bill Reid, tanto dos escuturas e colares e aneis que fez, mas e tambem uma elevacao da quase extinta cultura e lingua Haida http://www.haidanation.ca/.

Todas as primeiras nacoes soferam com as escolas residensiais e os seus traumas e pesadelos, logo e enriquecedor ver uma exposicao de fotografias onde os mais velhos, os respeitosos "Elders" como sao chamados, elevam e mostram um profundo orgulho em relacao a uma lingua que vive no limite do esquecimento.

Bill Reid e um artista tao importante no Canada, que a sua arte esta presente nas notas de 20 dolares e numa visita ao museu de antropologia http://www.moa.ubc.ca/  , tambem em Vancouver, e possivel ver e admirar uma escultura de madeira onde se pode ver a criacao do mundo segundo os Haida, onde o corvo, figura de enorme importancia para as primeiras nacoes da BC, da origem aos primeiros homens.

Este grande artista nao so elevou a arte nativa mas fez-lo enquanto nunca esquecia a influencia e a arte europeia, e sem duvida um artista que acredito tenha reinvigurado a arte nativa de hoje em dia, bem sei que para muitos e desconhecido a forma como a cultura e lingua foi mal tratada e quase aniquilada, mas para as primeiras nacoes do Canada moderno, isso nunca foi ou e esquecido.

A arte nativa hoje em dia foi tao reavivida com pessoas como Bill Reid, que hoje em dia ha varias formas e misturas artisticas, que nao deixa de ser nativa, sempre noutra perspectiva contemporanea http://www.first-nations-art-store.com/index.html. Aqui deixo-vos 3 excelentes documentarios, que tao bem informam e educam sobre os Haida e a grande importancia artistica e cultural de Bill Reid no panorama artistico e social da BC.

Espero que gostem, alguma duvida sintam se livres de me escrever, obrigado e ate breve

1 comment:

Inovação Agricula said...

Gostei

http://bestaccessexpert.blogspot.com
http://imagensquevalem1000palavras.blogspot.com
http://bestaccessexpert.blogspot.com