Thursday, May 31, 2012

"Call Girl"

Hoje estavam a vender livros e filmes na biblioteca central de Vancouver http://www.vpl.ca/ e achei um filme portugues, "Call Girl" e foi com surpresa que o vi, nao foi a tematica sexual, sem esquecer a forma como o sexo femenino e exposto, ou a quantidade de "fode-te" que ouvi, antes foi o que o filme diz "entre linhas" que achei interesante.

Estao de parabens todos os actores que actuam no filme, e e bom ver como o Ivo Canecas realmente e um grande actor na nova geracao e o iconico Joaquim de Almeida que nao desanima. Mas voltemos a essencia do filme, que pais o nosso, que pela forma que e descrita no filme move se atravez de corrupcao, jogos de interese, manipulacao sexual e politica, mentiras, cunhas e tudo mais a maldade humana e capas de criar. E um filme que no seu drama e sexualidade, levanta questoes morais, do policia que sabe demais ao politico que sabe de menos e aos corruptoes bastidores do poder.

Sem esquecer as mulheres, que no filme, tirando a personagem principal, parecem ser vitimas da sua condicao, da massagista que se prostitui para ter uma vida burguesa e mulher que desconfia de traicoes.....em tudo, moralidade e questoes a serem reflectidas, porque entrenimento tambem deve fazer pensar e fazer agir, nao lhe parece??

Bem sei que e um filme de ficcao, mas todos sabemos que na "ficcao" muitas verdades Reais sao mostradas e neste Portugal e Europa em crise, este espelho da ficcao talvez nao esteja assim tao longe da Verdade e das mascaras que todos usamos, uns mais que outros claro, dependendo do poder, influencia e porque nao...sexappeal, mulheres, que temos. E num pais em crise moral, social e politica o sexo que "Call Girl" mostra nao e apenas um "escape" para o vasio existencial do mundo moderno, e tambem a forca que faz tudo Acontecer, nao que ser mulher ou call girl possa resolver as crises que os portgueses pasam na altura, mas deixemos a ficcao ser ficcao neste caso.

"Call Girl" mostra as dores portuguesas nos seus mais variadas dimensoes, das dores e duvidas pessoais que levam a outras decandencias, que levam por ultimo a um sistema politico que esta igualmente podre de tantas ilusoes e fachadas sociais, que por ultimo nos ilude a todos. As tensoes sociais em "Call Girl"tem  para mim a mesma forca que o acido humor dos "Contemporaneos" que na seu humor directo, frontal e olhos nos olhos, nos mostra quem somos e temos medo de reconhecer.

Ficcao as vezes e um escape, "ajuda a aleviar" nao e? mas por vezes ficcao exige nos respostas, logo que se fassa mais ficcao desta em Portugal. E preciso pensar o pais que temos, os portugueses que somos, o sistema politico em relacao ao qual nos sentimos mais e mais distantes, as nossas devucoes ao fotebol e a religiao que nos adormece a alma e a consciencia....ha sem duvida muito a ser pensado na ficcao portuguesa, tanto cinematografica como literaria. Do Canada todos os criadores aritisiticos de Portugal, tem a minha "bensao", ;)

FORCA ARTISTAS, FORCA PORTUGUESES!!!!




No comments: