Saturday, June 02, 2012

Joe Silvey: o portugues pioneiro

Quem imigra para Vancouver ou esta familiarisado com a comunidade portuguesa em Vancouver ira certamente ouvir de Joe Silvey soa um pouco aportuguesado nao soa? mas e por ser mesmo portugues.
E que no Canada e normal muitas vezes os Antonios chamarem se Tonys ou Joses serem Joes, sendo este um bom espelho parece me, do desejo de assimilacao na cultura canadiana.

Joe Silvey e um individuo que sem sombra de duvida, tem uma vida digna de um romance classico ou de um excelente filme, deixo a idea. Nascido nos acores por volta dos 1840 cedo andou nos altos mares na caca a baleia, a certa altura chega a British Colombia onde decide juntar se na "febre do ouro" que na altura estava no auge.

A relacao  e importancia de Joe com Vancouver, atinge o auge na minha opiniao quando ele casa com a filha do chefe Kiapilano (ligado a famosa ponte suspensa de Capilano  http://www.capbridge.com/index.php) casando Jeo duas vezes, curiosamente  e em alturas diferentes, com mulheres indias. E so como nota, os tempos mudaram realmente nesse aspecto nos casamentos inter culturais na nossa comunidade, sendo Joe um individuo nas suas escolhas amorosas uma pessoa unica. Hoje em dia os portugueses tem maior proximidade com os canadianos do que propriamente com outras comunidades minoritarias, como os chineses, indios ou mesmo as primeiras nacoes.

Joe teve mais tarde dos 2 casamentos 11 filhos, mas e a historia de vida de Joe que mostra tao bem a alma portuguesa e essa constante nessecidade de explorar, experimentar e ir alem, mesmo que o alem esteja a milhares de milhas de distancia, na constante busca de algo melhor ou diferente. Joe Silvey parece me que devera ser dado a conhecido alem fronteiras, porque ele junta se aquele grupo de homens, dos "pequenos herois" que a historia nao conta, e que so um pequeno grupo conhece, mas a historia de vida de Joe vai bem alem dele mesmo na sua universalidade e intemporalidade, talvez seja isso que e ser portugues...esta contante busca...do real ou do ideal, mas sempre, a procura.

No comments: