Tuesday, August 07, 2012

Crimes de Honra, no Canada

Li recentemente que ainda acontecem crimes de honra no Canada, mas nao so, ate na Inglaterra, dizer que imigrante tras consigo os fantasmas da sua terra na bagajem e quase dizer pouco em relacao a familias que se comportam como estivecem na sua terra natal. Isto nao acontece na comunidade portuguesa, os nossos mal sao outros e mais pequenos, mas matar por honra? que pode um pais fazer em relacao a isso? ate onde vai os limites legais de um governo para impedir tais actos?

Isto acontece em culturas em que as tradicoes estao ainda bem e fortemente enraizadas, Indianos, Pasquistaneses e ai por diante. E isto da se quando as filhas ou as mulheres devido a serem mal tratadas e desrespeitadas, decidem ou fugir de casa ou querer divorcio, ou mesmo namorar algum sem o consentimento do pai. De facto estes actos de violencia acontecem a 2 principais e perturbadores factores que sao tomados como garantias no mundo em que vivemos, a ausencia de poder da mulher e o dominio absoluto do homem sobre esta.

Nos paises do medio oriente, ou do oriente questoes como a liberdade femenina nao sao temas de debate, tanto por questoes relgiosas como culturais, como podemos ver ao ligar as televisoes, questoes como liberdade contra a tirania e opressao sao questoes que movem uma sociedade. E verdade que o oriente, medio e extremo esta a mudar, onde 2 visoes se lutam, a secularista ou a religiosa.

Mas entretanto, mulheres morrem nas maos dos homens que as deviam proteger e amar, e se de facto estranho, quando a honra e tomada como principal e leva a crimes que vao contra a nocao de amor e respeito familiar, que tantas vezes nao existia, mas sim o que ja la estava era a presenca de um enorme Ego Masculino e influencia relgiosa sao reis e senhores.

Parece me importante debater estas questoes, porque o nosso egoismo e cegueira de pensar que "se nao e comigo nao interesa", talvez nos leve a ser igualmente cumplises e criminosos nesses actos, porque foi a ausencia de humanidade e respeito que levou a estes crimes e foi a nossa alienacao destes factos que nos fez indirectamente culpados...nao sera??

No comments: