Saturday, August 11, 2012

(Des)Ilusoes da Imigracao

Tenho nos ultimos tempos ajudado pessoas no facebook e tenho encontrado pessoas com as mais variadas questoes, vindo estas de brasileiros. Ha varias questoes obvias, como e o pais? se e seguro? (muito, aqui policia faz o que deve fazer!) o custo de vida? (caro), como sao as pessoas? (simpaticas mas distantes), no entanto ha pessoas que realmente me deixam algo desapontado em relacao a visao ou da experiencia da imigracao e sobre o que tem em mente quando viagam para um pais como o Canada.

Das varias pessoas que tem consciencia das dificuldades em se adaptar, ha um grande desconhecimento da Realidade Canadiana, e nao me refiro a realidade numa forma subjectiva, pois eu sei que por aquilo que eu passo e escrevo neste blog e vivido por muito mais gente, seja no Canada ou seja onde for que a pessoa e imigrante. Como e possivel pessoas pensarem que podem vir para o Canada sem saber ingles? e isso que me chocou, como tambem podem as pessoas pensar imigrar sem saber o que vao fazer? ou como? imigrar nao e o mesmo que ir a cidade ao lado, onde se fala a mesma lingua, nada disso!!!

Imigrar e para um pais, com novos habitos, nova, e por vezes dificil, lingua, e entrar num mundo de trabalho que nos nao sabemos nada e que certamente nao funciona como no pais de onde vimos. Quando imigramos as regras mudam, os habitos e as pessoas tambem e oque e aceitavel num pais de origem pode ser inaceitavel no pais para onde se imigra. E aprender uma lingua, nunca e jamais e "desemrascar", muitas vezes as pessoas nao tem pacencia, nem para o teu sotaque e algumas, as estupidas que as ha, nao aceitam formas erradas de falar, por se esquecerem que ingles e a tua lingua, e verdade essas pessoas existem, nao so no Canada, mas existem, ja ouvi historias sobre isso.

Imigrar tem pouco de fantasia, que so dura os primeiros meses, mas quando a realidade entra pela porta ha que vive la e a ceitar e supera-la. E enquanto no nosso pais temos amigos e familia que nos podem ajudar, aqui amigos nao aparecem assim tao facil e estamos por nossa conta em todas as alturas. Antes de querer imigrar visite o pais onde quer viver pergunte a quem la vive, nem que seja por um mes, veja e conheca o pais como turista antes de querer avancar.

Imigrar nao algo que se fassa do pe para a mao, sem pensar 2 vezes, porque as concequencias dessa escolha pode muitas vezes ter consequencias tragicas e dramaticas. Muitas pessoas ficam quase ofendidas parece me quando lhes falo da realidade de imigrante e do canada, a realidade e como e e ela nao e facil nem para mim nem para ninguem, que imigrou ou que pensa imigrar... E uma avantura mudar de pais, uma aventura pessoal cheia de desafios e de duvidas, eu nao sou nehum heroi, mas imigrar tem me dado a oportunidade de crescer e de me conhecer mais e melhor, nem sempre da melhor forma, e essa e a grande licao de imigracao, faz nos "melhores" humanamente...mas para se "receber" isso, ha que "dar" algo em troca.


3 comments:

Nuno Marques said...

Ola eu estava a pensar emigrar para o canada, eu sou bancario em portugal tenho um curso de banca e seguros e sei falar ingles! As minhas perguntas sao! Quais sao as possibilidades de emprego, o salario medio, se é facil conseguir emprego? Cumprimentos

Nuno Marques said...

Ola eu gostaria de saber algumas informacoes da vida em vancouver, ainda viver em vancouver? Estou a pensar em emigrar, queria saber as oportunidades de emprego e é facil arranjar? O salario medio etc etc

Unknown said...

Olá, Tiago! Achei bem realista o seu texto, e gostei muito dos vídeos também. Gostaria de compartilhar com você um artigo que li, da revista Despertai, sobre sonhos e realidades da imigração. Aqui está a página em que está o artigo: http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201302/uma-vida-melhor/
Um abraço!