Saturday, December 29, 2012

A America de Steinbeck

Comecei a ler a alguns dias um livro bastante agradavel de ler sobre a experiencia de re-descoberta atravez do olhar de um dos grandes escritores americanos, John Steinbeck http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1962/steinbeck-bio.html, autor de livros como "De ratos e homens" ou do premiado e iconografico "vinhas da ira". O nome do livro e " Travels with Charley" sendo Charley nada mais que um cao, e embora este facto pareca irrelevante, mostra bem a admiracao, quase devocao, que muitos americanos tem ate hoje pelo heirarquico, tribalistico mundo canino.
 
Steinbeck escreveu esta experiencia quando tinha 58 anos e ao ler se este magnifico livro, vemos claramente o seu dominio e poder da escrita, na forma como vai a essencia das ideas e dos instantes. E um livro para se ir desfrutando e descobrindo, pois dos preparativos a propria viagem Steinback vai nos mostrando como a idade tornou este grande homem e escritor num bom exemplo do que e ser americano, num espirito sempre irrequito, sempre em busca de novos horizontes e experiencias num pais, continente sempre em mudanca...
 
Sugiro-vos este livro pelo facto de mostrar o que e ser-se americano e como e estar se nesse continente que e tao admirado, mas nunca totalmente compriendido por quem nao vive nele. Porque falando pessoalmente, acho graca ao ver portugueses, por exemplo, ao agirem todos "individualistas" e cheios de estilo "a americano", como eles fazem, sem terem a mais pequena idea de como e viver neste pais e o que levou a ser desta forma, verdade que "imitacao e a melhor forma de elogio", mas tambem e o caminho mais rapido de se ser idiota e ignorante!!
 
Logo, talvez a melhor forma de conhecer o espirito de algo, neste caso da America, seja atravez dos seus autores e artistas, acredito que "travels with charley" agradara a muitos curiosos sobre este complexo continente e pais, mas para conhecer nada melhor que comecar por explorar, sem receios, assim se cria uma nova cultura e assim se renasce a cada dia num pais que parece sempre mais "jovem"....boas leituras.
 
 

No comments: