Saturday, March 16, 2013

Portugal e a Aldeia Global

              Tenho que confecar e sempre complicado para mim falar de Portugal, seja do presente, passado...e quando ao seu futuro, entao ai escolho o silencio, embora encoragar os meus conterraneos, por pouco que seja, e em si ja alguma coisa, parace me. E sempre com alguma dor e tristesa que reflicto sobre Portugal e os portgueses, nos sempre fomos lutadores, melancolicos, algo pessimistas e temos as caracteristicas que essa area geografica, medetarranea e atlantica desenvolveu em nos, para o bem e para o mal...e nem sempre tem sido facil ser portugues, ou mesmo europeu, muito menos nos dias de hoje.
                Mas mais do que analizar mos a nos mesmos e sempre interesante ver e perceber como os outros analizam e veem, por exemplo eu gosto sempre de ler e ver decumentarios atravez dos olhos de outras culturas, porque vendo nos atravez dos nossos olhos perdemos bastante perspectiva e dimencao de quem somos. Um excelente livro que recomendo com isso em mente e "The First Global Village" de Martin Page que analiza como nos portugueses criamos o mundo global que hoje temos, claro que se fala muito dos ingleses e holandeses, mas muito dos nossos herois e aventureiros que, como se diz sempre e bem "deram novos mundos ao mundo".
             E um livro muitissimo bem escrito e mostra um Portugual e portugueses que sempre esquecemos que o peso cinico do presente tanto nos "forca" a passar despercebido. Um livro de grande valor nao so emocional como historico, quem somos nos? o que somos capases de fazer? sera que o que fizemos ainda hoje somos capases de fazer o mesmo? onde esta e como e o nosso espirito? o passado prende nos ou liberta nos para sermos melhores??....
           
           Tantas questoes me veem a mente quando penso em Portugal e no seu povo, claro que Martin Page ajuda a responder, dentro do possivel a algumas delas, mas nao sao os intelectuais que criam a histotia de Portugal, e o seu Povo, os intelectuais so as interpretam e reflectem nela, como sempre fazem...e o Povo que vive a Historia que outros pensam e escrevem.
            As revolucoes e evolucoes que sempre aconteceram na nossa Historia, nasceram de ideias nem sempre de origem portuguesa, mas quando o sofirmento e muito e bom voltar a ver como foi o nosso passado, sem ficar preso a ele, e criar um melhor futuro....isso seria o "ideal", mas o real faz sempre algumas "vitimias" quando ideal fala mais alto......
             Ha sempre varias perspectiva para olhar para a Historia, seja pessoal seja colectiva e esta tem obviamente as suas logicas consequencias, se escolhemos uma racional, distante e analitica vemos que as coisas nem sempre sao o que parecem e que ha varios graus de certos e errados, e logo nao ha inocentes, na emocional tudo muda em comparacao....logo pensar na Historia dos detalhes a "grante foto" sempre foi algo que politicos e grupos sociais sempre desejaram manipular.
          Por esta razao a ignorancia e o popularismo do povo, fora a retundancia deve ser resolvido e so o povo para se educar e conhecer, bem sei que nao e facil e soa quase utopico, mas ha bibliotecas cheias de livros de acesso a todos, so basta a Curiosidade e a Vontade para criar se um Mundo diferente, sera que o Povo quer isso? logo tera de dar tempo ao conhecimento e lutar contra a sempre Selvagem Ignorancia que fa sempre vitimas...
         
          Nao se muda nem o Mundo nem cada um de bracos cruzados, se quem nos governa tem o Poder e o Conhecimento para nos Governar, e visto que nos falta o Poder que eles tem, pelo menos que busquemos o Conhecimento e o dominemos para estarmos ao nivel de quem nos domina, porque cegos e mudos, seremos sempre "escrevos" e dominados!!!!
 
O Conhecimento e o Questionamento nos indicara em novas direcoes....sera que temos coragem de seguir esses caminhos?!
 
 

No comments: