Saturday, April 13, 2013

Ajudando Brasileiros "virtualmente" part 1

        Desde a alguns anos tenho me posto a disposicao de muitos brasileiros que querem imigrar, dando a conhecer a minha disponibilidade no facebook, e julgando pela pessoas que me adicionam semanalmente para exclarecer duvidas, parece que o Brasil esta todo de saida.
         E e triste reparar que ha tanta gente a querer sair pelo simples facto de o Brasil ser um pais de "primeiro mundo" como eles o classificam, logo o crescimento economico recente deste mesmo pais parece nao estar a alcancar todos por igual. Desdes novos imigrantes oico as mais doloridas visoes do Brasil, pais este que sempre e fascinou, pela sua imensidade, historia, cultura, musica entre outros factores.
        Tambem conhecer a complexidade deste pais atraves das suas gentes, falando eu em grande maioria com estudantes e pessoas com algumas posses e educacao, permitindo ver que nao ha simples visoes para o Brasil, parecendo haver varios Brasis no Brasil, dependendo da educacao, cultura e mesmo sexo de quem falo. Outra grande vantagem de me por a disposicao e nunca negando que o povo portugues sempre teve e tem algumas "fantasias" sobre o Brasil e que atravez de varias conversas cedo me apercebi que essas mesmas fantasias nao pasam disso mesmo.
       Nao deixa de ser curioso como "povos irmaos" tem certas visoes uns dos outros, tendo nao so um oceano, continente a moldar esta visao um do outro, mas tambem novela ( inegavelmente criacoes ficticias) mas a bruma da Historia e da Memoria que tantas vezes nos da perspectivas ricas de medos e perconceitos.
        Mas por mais ignorantes que sejamo uns dos outros, so criando pontes com o Passado, nosso,  portugue, e o deles, outros tempos nascerao, um melhor Futuro, porque se muitos brasileiros olham com nostalgia para Portugal, ha para nos portuguese tantas outras licoes culturais, sociais, economicas que o Brasil e os brasileiros nos podem ensinar.
      A Historia nos uniu e inegavelmente "dividiu" mas basta olhar fotos do Brasil, igrejas por exemplo, o nosso "grande" legado no Brasil, alem da lingua, gastronomia ou sistema legal, para ver que ha muito de nos portuguese no Brasil..Talvez voltando nos a ligar mais profundamente, culturalmente, emocionalmete ao povo irmo, e pondo de lado as novelas por uns tempos, poderemos aprender algo novo sobre nos, portugueses.
          Para atravesar certas pontes culturais e nessecario alguma coragem, abertura e flexibilidade por vezes, mas acredito que para connectar com o povo brasileiro basta saber que do outro lado esta um "irmao" que tem tantas questoes quanto nos temos, mas ao contrario de outras culturas, teremos muitas visoes e emocoes muito comuns, por todas estas razoes que me aproximei....
       

1 comment:

Anonymous said...

Excelente postagem.