Wednesday, April 10, 2013

Buda ao Contrario (SGI)

       Eu sou budista deste que vim para o Canada a 9 anos, vindo de uma longa, e insatisfatoria experiencia crista. Desde a uns 8 anos fiz parte de uma organizacao com as siglas SGI, Sokka Gakai Internacional http://www.sgi.org/ http://www.sgicanada.org/home/index.html organizacao que se orgulha de "criar valor", "mudar vidas" e o mundo, tendo esta origem japonesa.
      
        Mas nao deixem as fotos de caras sorrridentes nos sites iludir-vos, issso e grande maioria propaganda e essses sorrisos escondem uma parte mais espinhosa desse grupo, pois o seu grande interese e trazer novos menbros para o grupo atravez de historias, que eles adoram partlhar, do sucesso de praticar este "budismo".  Mas a minha historia e longe de ser unica ao me sentir limitado, controlado, manipulado e enganado atavez de amisades ocas, espirito de equipa nulo, e total passividade quanto a felecidade e potencialidade que eles dizem "acreditar".
     
      Um bom site que exempifica  o que sinto e sempre senti e este, http://forum.rickross.com/read.php?5,87661,87688  se ha tantas experiencias e porque ha algo sem duvida que esta em falta, e como ir a um restaurante mau, nunca tantas pesssoas podem estar erradas sem haver uma real razao. No entanto por em questao esta organizacao que impoe devocao total, nunca levantar questoes, e obdienciao ao lider, este grupo esta longe de ser democratico, e muito menos humanista como se orgulha de classificar a si mesmo.
      
       Mas porque ficar 8 anos la? por eu nao conseguir nada que o subestitua, so fiquei esse tempo pelos conhecimentos que fiz por mais falsos que sejam, acomodei me, nao nego, bem sei que a minha historia bem pode nao ter ligacao com que vive noutra parte do mundo, no entanto, muitos como eu se acomodam e calam a grupos que lhe exigem muito dando nada em troca, apenas silencio e indiferenca!
        Outra caracteristica deste grupo e a forma como controla a vida de uma pessoa e a informacao ea pratica ou nao da vida dos praticantes e passsada entre lideres e devotos que so obedecem, como nao fosse nada demais. Com o tempo tornamo nos, nos que so praticamos e nao temos influencia, apenas uma comodidade, e isso que todos somos para o SGI. O grupo e concervador, fechado, com medo do mundo real e de pessoas normais, com terror a mudanca, resumindo e concluindo, um sistema feudal a boa maneira japonesa mascarado de algo que nao e, honesto, verdadeiro e com o real objectvo de ajudar os seus praticantes ou o mundo.
      
       Organizacoes venden nos por vezes mentiras e iluzoes em troca da nossa atencao e por vezes do nossso dinheiro, claro que ha as honestas e dignas, mas  ficar numa organizacao como esta que passa  tanto tempo a adorar o seu lider a falar tao pouco do lado real e pratico que a esssencia budista tem, focando se mais na doutrina que verdadero budismo, algo esta sem duvida errado!!!
       Espero que isto de que pensar a quem o ler este artigo, porque organizacoes que agem independentemente dos seus praticantes e obrigam a este a se vergar a esta mesmo organizacao "absoluta" e sempre "magnifica", iliminando a liberdade pessoal, do que se pode fazer ou dizer; A honestidade e integridade, vistas como obstaculos, em nome de um lider "sempre perfeito" e adorado ou um conjunto de valores que, exigem sem questinamentos, a sua pratica, isto nao e uma organizacao que liberta ou faz feliz, mas que oprime sem consciencia moral, DEVEM SER CONFRONTADAS E QUESTIONADAS SEMPRE!!

 
 
 

http://www.theravada.ca/brian-ruhe/

No comments: