Monday, April 15, 2013

Retorno do "mito"..ou talvez nao..

        Uma das grandes familias politicas candianas sao os Trudeau, sendo o pai Pierre Trudeau http://www.biography.com/people/pierre-trudeau-9510956 um dos grandes icones politicos canadianos dos ultimos seculos conhecido pela sua intelegencia, carisma e influencia politica,  tendo falecido em 2000, pertencendo ao partido Liberal http://www.liberal.ca/ (que em termos europeus seria social democratico, centro direita).
          Desde a algum tempo, uns bons anos, que o partido Liberal tem estado a  sofrer serios problemas de lideranca e credebilidade que sem duvida fez com que os liberais tivecem que fazer uma boa analize de quem sao e que papel deverao ter no espectro politico canadiano. Pierre Trudeau foi um dos politicos mais amados quando exercia funcoes criando multidoes onde quer que fosse, chamando se a isso TrudeauMania http://www.markville.ss.yrdsb.edu.on.ca/history/history/sarahessay.pdf   mas nunca deixando de ter alguns serios adversarios.
          Logicamente, depois de uma grande competicao para achar um lider, surge Justin Trudeau como o lider com uma aura de "grandesa por realizar", e bom nunca esquecer as suas origens. Mitos unem, mitos dao coragem e sem duvida sao capases de trazer para vida ideais, neste caso, partidos politicos a beira de uma crise existencial. E verdade que muitos canadianos ja previam que Justin viece salvar os Liberais, mas voltando ao mundo real e dando umas ferias a nostalgia, e nao esquecendo que Justin esta longe do carisma e influencia de seu pai Pierre e obviamente os tempos sao outros, as mentalidades tambem.
      Talvez o preco de acreditar no poder de um nome leve os liberais a acordarem desta fantasia..mitos fazem nos sonhar e acreditar, mas mitos sem um pouco de realidade nao pasam de enganos e mesmo mentiras. Um nome nao faz um lider ou mesmo os genes de lideres criam lideres "naturais", mas quando um grupo esta em urgente nessecidade de resposta e salvacao..acredita-se em tudo, mesmo em grandes nomes do passado e no que eles deverao alcancar, so a Realidade e o Pais poderao julgar.
 

No comments: