Sunday, October 06, 2013

O Fenomeno Grumpy Cat

A internet e um palco, onde nascem, crescem e morrem fenomenos, por exemplo o Justin Beiber aqui "nasceu" e aqui e sacrificado no facebook. Aqui uns buscam a fama outros a desgraca e e neste universo de grandes egos e igual futilidade, raro certas excepcoes, aparece um gato que por sinal, nao e do mais alegres. Mas o que e falta de alegria quando se adiciona a ela um comentario? entao ai ela ganha outra dimencao que de certo nao agradara a todos, mas nao deixa de ser engracado no seu sarcasmo e acidez.

Mas o curioso no fenomeno do Grumpy Cat e o que ele diz sobre nos, sociedade e individous, neste momento. Vivemos em tempos politicamente correectos em que pisar fora do Statues Quo e na generalidade inaceitavel, dizer se o que se pensar abertamente e algo a evitar, mas existe nisto tudo um geral sinismo em relacao ao mundo em que vivemos, parece me e o Grumpy Cat e tao claramente um exemplo disso.
 
E este sinismo e reflectido no Grumpy Cat, acho que niguem gosta de pessoas chatas e mal dispostas, para alem de incomodas sao pessima companhia, mas e diferente se for um gato a gozar da nossa cara nao e? E algo catartico, e igual partes ofencivo, visto nao podermos responder a um gato mal encarado e ele brincar com o que tomamos como sagrado. Mas e dai que nasce a comedia, porque se nao brincarmos com o que achamos intocavel, entao brincamos com o que?
 
O Grumpy Cat acho reflecte a nossa nessecidade de por de lado a normas e por momentos por o dedo na ferida, e e bom tambem lembrar, agora me recordo, que o  humor social e cultural mudou com a chegada dos Simpsons, ate eles aparecerem nao se tinham tocado em certas questoes sociais que podiam levar os criadores destes aos tribunais. O Grumpy Cat e assim um bis neto dos Simpsons, e eles tem varios, do American Dad, Drawn Together entre outros caracteristico por um humor directo, currusivo e com objectivo de chocar e por em causa os bons valores que se defende.
 
Se ser ofendido e a nova forma de humor, e bom perguntar qual sera o futuro do humor, realmente desconheco,pois o meu blog e sobre o presente e o que este tem de universal e de interesante e deixo futurismos para os ""especialistas""....e a minha forma de ter utilidade social, porque falar daquilo que ninguem sabe e nem pode saber, mas se acha na posicao de o fazer, dou a esses futuristas toda a liberdade....de sonhar, pelo menos...

1 comment:

Fernanda R-Mesquita said...

Gostei do assunto abordado. São poucos os que querem saber.