Monday, April 17, 2006

A Vila Branca no coracao Alentejano


Um dia tinha de falar da bela Vila Alva, pois embora nao tenha crescido la, cercado pelos seus montes e pelos seus simples habitantes, grande parte do que sou, tanto indirectamente como directamente, por parte dos meus pais, me influenciaram tanto a nivel intelectual como pessoal.
Para explicar que vila e esta, terei de usar um pouco de nostalgia, porque acredito que um recuo na memoria, de certo ajudara a perceber muitos porque's . Vila Alva, foi durante varias decadas atras berco dos meus pais, que nesta pequena vila foram educados entre as morais religiosas e o respeito pelo campo e pelos mais velhos....imagem esta tao semelhante em outras vilas alentejanas.


Os dias eram todos cheios dos mesmos sofrimentos, contam-me os meus pais, em que o trabalho duro no campo era a unica coisa que dava algum pao, mesmo se na houvesse mais nada, o pao era sempre garantido. E nos dias santos la haviam, e ainda ha, uns bailaricos e assim, entre cochichos de venhinhas e o "animalesco" trabalho do campo, os meus pais cresceram.


Ir a Vila Alva e um prazer em si mesmo, porque reve-se sempre familiares...As ruas de Vila Alva sao calmas e mesmo quando se ouve um carro, o silencio volta a tomar o seu lugar. E sem duvida uma pequena aldeia onde a calma reina, e talvez seja por haver tanta calma em Vila Alva que qualquer pequeno incidente, bom ou mau, e sempre uma boa razao para se discutir. Mas nada como um bom jogo da bola, pois e nestas ocasioes que Vila Alva para....mais ainda, digo. Todas as casas, sao de um branco angelical sempre com uma barra de alguma cor.

Esteja um frio um de rachar ou um calor de 40 graus a sombra, rever Vila Alva e sempre uma porta aberta para o Alentejo "esquecido" ou nostalgico. Nao ha dia da semana, em que os homens nao se reunem, e companhados de um copo de vinho, e cantem umas modas alentejanas que tao bem falam do Espirito Alentejano e do que e ser agricultor...


Vila Alva e uma vila orguhosa das suas tradicoes, que procura preservar, mesmo quando os tempos religiosos nao estao de feicao. Esta encantadora vila, e tao pequena que em 15 minutos se pode percorrer e seja la onde estejamos na aldeia, sempre se pode ver a torre de relogio, que segundo creio, dava as horas aos trabalhadores no campo nos montes em redor de Vila Alva. Vila Alva e tambem uma aldeia com tres principais igrejas mas so uma faz parte da rota dos frescos, desculpem nao poder vos dizer que igreja e essa, mas uma visita as tres igrejas sera algo que nao deixara de ser agradavel e enriquecedor.



Eu podia sugerir visita as igrejas, so que na minha opiniao o encanto de Vila Alva nao reside em monumentos, que depois de umas fotografias ficam "para mais tarde recordar", nao, o encanto de Vila Alva nao esta ai. A beleza e o encanto de Vila Alva, reside sim nos seus habitantes que estao sempre abertos a quem quer conhecer melhor a sua vida e suas "aventuras e desventuras". Basta perguntar oas "velhotes" que passam dias a fio na praca da vila, eles tem muito para contar vos garanto... Existe tambem em Vila Alva uma vontade de progresso do espirito da cidade, que as geracoes actuais tanto trazem para Vila Alva, so que tudo evolui, nao nego, evolui sim.... mas muito lentamente. E isto do lentamente, nao pretende ser uma piada facil ao Alentejo, mas antes destacar um facto incontornavel desta sofrida regiao.
Na minha opiniao nao e o progresso que ameaca Vila Alva, mas o Tempo que vai fazendo esta e outras vilas do Alentejo parte da memoria...ninguem quer ser parte da memoria, quer-se sim sempre fazer parte do Presente, no Alentejo..

E bom ver tambem que ha quem queria nao deixar morrer estas vilas, exemplo disso, sao pessoas que fartas de uma vida citadiana, compram uma casa em Vila Alva ou numa outra vila Alentejana.. o Alentejo tornou-se chick, mas nem por isso deixara de ser menos Alentejano.
Vila Alva e para mim a mais bela vila Alentejana, nao so pela sua importancia para mim mas tambem porque ela ainda tem um tesouro que muitos querem ver e conhecer: o Espirito Alentejano.



nota- para saber mais tecle no titulo.

1 comment:

Anonymous said...

Oi tiago td bem!? Acho k o escreveste descreve bastante bem a nossa terra e os seus encantos!! Então e qd é k nos fazes uma visita? Ou quem sabe um dia n somos nós kem te vai visitar!!

Um abraço! Daniel