Wednesday, September 17, 2008

Sonhos de Emigrante

Sonhos, todos os temos, mas quando a vida muda e novos horizontes se abrem e portas do passado se fecham novos sonhos desabrocham e florescem. Bem eu tenho varios tenho que admitir, uns ja vem do passado outros nasceram aqui. Por exemplo? adorava ser escritor e publicar livros, seer fotografo, ir para universidade, ter amigos nas universidades e nas artes e fazer parte destes meios culturais...so para referir alguns.

Mas a vida e uma luta, e seculos atras os sonhos dos emigrantes eram muito mais simples, por exemplo ter um emprego e dinheiro para matar fome e um tecto sobre a cabeca ja era odiceia digna de respeito. Outros emigrantes enriqueceram e os sonhos tornaram se`alcancaveis enquanto outros ainda lutam para realizar os seus sonhos.

Com a passagem do tempo e o nascimento dos filhos os sonhos mudam e bastara as proximas geracoes sonharem os seus sonhos e lutarem por eles. Mas aqui as 2 ou 3 geracoes, ja poucas lutas dos passado persistem. Com este facto, os obstaculos passados da lingua e cultura desaparecem e so as linguas trasidas da terra se tornam 'exoticas' e nacao por vezes se parece tornar "a terra prometida". So que nem todos olham para o passado dos seus pais e avos antes preferem viver de forma conformista sem nunca pensar ou mesmo desejar conhecer o passado.

Para nos povos latinos, por mais sonhos que tenhamos, a nostalgia do passado esta sempre connosco; sendo este tanto uma `qualidade como um defeito, que se torna mais forte na nacao distante e mais reflexiva na nova nacao.
Embora vivamos entre a nostalgia do passado ou os sonhos do futuro, o importante e nunca deixar-mos de avancar, seja como for, o tempo nao para e por isso, resta-nos somente segui-lo e reflecti-lo vivendo abertos ao que ele tem para nos.
ate breve

No comments: