Monday, September 01, 2008

A Caca de um Livro

Recentemente fui a uma exposicao no Vancouver Art Gallary ver uma exposicao dedicada ao mundo do Anime, Manga, em formato tanto video como papel, algo realmente muito bem feito e estudado. E varias coisas me chamaram atencao, por exemplo o filme Paprika onde o real e o imaginario se ligam e onde as identidade se interligam, tudo muito bem feito e filosoficamente revelante, mais tarde vi esta no pc, e aconcelho.


Mas foi o livro "the Arrival" de Shaun Tan que me despertou o interese, desde desse dia procurei em todas as livrarias que conheci por ele, cheguei a ir aos varios ramos de uma cadeia de livrarias aqui, chamada Chapters, nao havia em nehuma loja das 5 que conheco, tinham todos desaparecido.


A revelancia deste livro deve se ao facto de ser tao bem feito e falar sem dizer uma palavra do processo de imigracao e da busca de significado num mundo que pela sua prorpia logica e indicifravel, tudo num ambiente muito simbolico e metaforico. E o mais intersante e ser feito em formato novela gracia onde as imagens podem ser reintrepretadas de muitas formas alem de o autor mistura artes como a pintura e o desenho.


E pelo que vi ao procurar este livro, os livros deste autor sao do interese tanto de velhos como de menos velhos e todos os livros de Shaun Tan (http://www.shauntan.net/) vendem como castanhas. Nao direi que e outro fenomeno tipo Harry Potter mas ha neste autor e nos seus livros algo que cativa todos de varias formas, pois os seus livros pelo que consegui ver apelam tanto a mente como ao coracao pela emotividade de cada imagem.

Certo e que nao descancarei ate ter um exemplar de um livro de Shaun Tan e acho que o esforco de achar um e algo enriquecedor, pois na busca sabe se mais sobre o real valor do objecto procurado, parece me...e sempre preciso procurar por alguma coisa nesta vida que nem sempre e facil de ser encontrada, no meu caso e nesta situacao decidi procurar algo que sei que me ira enriquecer como pessoa, um simples Livro.

No comments: