Wednesday, February 03, 2010

Veneracao: Futebol (Portugal)

Hoje puz me a ver um jogo de fotebol na RTP internacional nao sei quem eram as equipas mas acho que era o Sporting de Braga e mais outra, mas no entanto nao foram as equipas e quem jogava e como jogavam que mais me chamou a atencao, mas sim a forma como agiam e se comportavam, as expressoas faciais e corporais, o mundo estava lhe nas maos, antes nos pes.



Ver um jogo de fotebol portgues dentro ou fora de Portugal e uma pratica quase religiosa, acredito mesmo que a a igreja perde muitos pontos em comparacao com a igreja. Chegaram a filmar as bancadas onde socios se ruiam e estavam em total tencao psicologica ao ver ao desenrolar do jogo, qual extase religioso pronto a acontecer.


E claro os treinadores estavam em destaque, quais profetas e messais do jogo, onde cada gesto tem mil significados e o grito dos treinadores adjuntos gritava o espirito e a mente desse mesmo treinador. Fotebol e um jogo interesante descobri eu nos seus pequenos promenores, nao falo na glorificacao da masculinidade onde cada jogador mostra a sua Alfa-malilidade, nao isso e obvio demais, mas na atencao e nas emocoes que brotam a cada minuto.


O Deus do fotebol e a bola, ali vive o centro do Cosmus onde cada queda de um jogador esta perto de um sacrificio pessoal em nome da equipa, ou da glorificacao pessoal....cada um dedice por si.

E e de facto perturbador haver em Portugal uma tao grande devocao pelo fotebol, e embora no Canada se ame o Hockey com semelhante intencidade, esta longe ao que me parece de criar prefundos conflitos e divisoes como cria em Portugal, aqui por mais divicoes que exista em relacao a sempre imprevisivel logica do jogo, nao falta civilidade e livre expressao de opiniao.


E tambem nao percebo como num pais como Portugal com tantas dificuldades e nem falo no defice monumental de 9,3% de varias crises politicas, ineficiencia dos hospitais, trafico de influencias e todo outro montao de desgracas, ainda se vive e se sofre tanto com o fotebol? ok eu percebo, e um escape e entredimento, sera que e?


Se fosse isso, nao haviriam tantos devotos que dao a alma e o que for nessecario, murros se for preciso, pela sua equipa...logo talvez o que devia ser divercao, de uma forma natutal claro, se tenha tornado numa cega e colossal obecesao nacional, sera que foi isso que aconteceu?


Se ha coisa sobre a qual nao se pode grazer graca em Portugal, ou talvez 3, Religiao, Politica e Fotebol, pode se fazer umas gracolas sobre a politica, essa e facil, sobre a religiao, e preciso ter alguma subtilesa para nao ferir sencibilidades, e fotebol que devia ser um jogo para nos fazer sair do pesado quotidiano, tem a mesma relevancia...estranho, ou sera que estou a ver mal as coisas?



Portugal nao avanca nem avancara com fotebol em muito menos com a religiao, ja chega as mentalidades serem por si naturalmente fechadas, basta tocar na homosexualidade para ver gente a arranjar desculpas para ir ao ``wc``, ja temos soficiente concervadorismo em Portugal, ou sera que o fotebol e tambem uma expressao desse concervadorismo, pergunto, sera...nao sei..


Eu nao me acho dono de Verdade alguma, muito menos a fotobolistica ou religiosa ou qualquer outra invencao ou ``ilusao humana``, eu apenas Vivo... mas no entanto, gosto de levantar questoes, porque ha muito que nao percebo.



Outra questao em relacao ao fotebol e a sociedade portguesa e como se podem mover tanta gente para ir ver fotebol e haver uma tao grande paixao no jogo e no entanto faltar tanta paixao e conviccao para mudar e endireitar Portugal, nao percebo...se tivesemos a conviccao profunda de querer mudar o pais onde estamos da mesma forma que queremos que a nossa equipa ganhe, acho que Portugal seria ligeiramente diferente...



Sera que o fotebol e a unica coisa que demonstra a falta de emocoes profundas de nos unam e motivem, porque sera que so ele nos "une"?....se for esse o caso, sera que somos um povo dormente e inapto para lutar por o que mais nos devia importar, Avancar e Evoluir, que preferimos o comodismo do fotebol?


``Um jogo e apenas um Jogo`` muitos podem dizer, mas nao em Portugal, um jogo e algo que explica e da significado a vida dos seus expectadores, quando o jogo acaba, volta tudo a chata e costosa existencia que todos sabemos e isso custa nao custa. Em Portugal fotebol e o centro da sociedade, de certa forma, nele se reunem intereses e muita atencao mediadica, sera que e preciso tanta atencao?
E que tal pensar um pouco sobre Cultura? nunca se fala de cultura, a cultura e o filho nao desejado de Portugal, nao se sabe que fazer com ela nem como a dar a conhecer aos proprios cidadaos de forma interesante, em vez disso, ama se cegamente o fotebol....nao estara algo errado aqui??


Eu tambem tenho os meus escapes, livros, filmes...no entanto nao me torno violento na sua ausencia ou critica, talvez o que falte em Portugal e uma forma de ver e estar no fotebol de forma Saudavel, mas num pais onde tudo esta tao `doente`` da politica, aos hospitais, a economia e tudo o resto...o fotebol nao passa de um reflexo e desculpa para a ``dor`` de tudo o resto, parece me.

No comments: