Friday, January 29, 2010

A universalidade do Humor/Cinema

Eu costumo falar muitas vezes das artes das outras culturas que e sempre importante reconhecer mesmo quando nao se conhece a lingua. Dias atras aconteceu me algo que gostava de partilhar com quem me le relacionada com as artes cinematograficas filipinas. Eu vejo sempre que posso filmes filpinos por ter quem os ve, no entano e raro achar um filme que consiga levar as gargalhadas tanto filpinos como latinos alentejanos, ou seja eu, e foi exactamente isso que aconteceu sao ver a obra prima comica "Kimmy Dora". Sendo este feito e falado 100% em filipino no entanto o humor tem algo de profundamente Universal e porque nao mesmo, intemporal.

http://www.youtube.com/watch?v=YB9sKpPjTaY Aqui esta um bom trailer que mostra o um pouco da essencia do filme. A historia gira a volta de 2 irmas opostas em intelegencia e caracter que veem se obrigadas a mostrar os seus opostos para que a normalidade se mantenha, e dia vem o humor e a subtil moralidade da historia, tornando se este filme um fenomeno nas Filipinas.



Acho que e preciso tirar o chapeu a um filme que e capas de fazer rir pessoas de culturas diferentes sem qualquer esforco e exactamente isso que aconteceu ao ver "Kimmy Dora", sem nunca perder uma forma de fazer cinema caracteristicamente filipina tanto nos temas como nas personagens e ate mesmo na historia contada.



Os filpinos sao por feitio um povo que sempre se congrega e reune e repeita as geracoes mais velhas, devido talvez a tempos mais tribais e pre espanicos influencia esta que chega aos dias de hoje por exemplo os filpinos tratarem pessoas mais velhas de Ate ou irma ou Kuya, irmao, mesmo com pesssoas que nao conhecem sendo estes filipinos,mostrando o valor dado aos mais velhos nesta cultura.



Eu totalmente sugiro a quem poder que veja este filme, ele esta na sua totalidade no You tube, bem sie que a lingua pode ser um possivel obstaculo, mas a historia e os actores sao tao exprecivos e claros que superam quaisquer fronteiras e dai vem o grande poder e universalidade do cinema, basta que deixamos este levar-nos para outros mundos em relacao ao qual estamos pouco familiarisados.


No comments: