Saturday, January 01, 2011

Africa e musica americana hoje em dia

Um dia puz me a ver uma musica da Beyonce no youtube, e dei comigo a pensar que semelhancas teriam com as raizes longinquas de africa, claro que hoje em dia os afro americanos entre os quaias a beyonce pertence ja pouco se devem lembrar das razies de onde os seus antepassados vieram, hoje em dia e e parte de ser americano e viver e estar no presente e ser cima de tudo americano, africa e algo do passado que o racismo por vezes lembra e a musica eleva da poder de ser africano no pais mais influente e afluente do mundo.

Mas as raizes africanas estai ainda muito bem vivas na cultura dos afro americanos, basta comparar as dancas e o que partilham em comum, que e muito garanto. Isto e sem duvida o que acontece com todos que imigram ou que trazem o passados de razies mais negras como a escravidao como os afro americanos de hoje em dia, o mundo avanca mas o essencial transforma se tomando sempre novas formas mas nunca deixando de ser o que e, afinal isso chama se evoluir humanamente.

Claro que ha uma universalidade da danca, neste caso a africana, mas tambem ha uma universalidade do que e africano, mesmo que maquiado com o espirito americano ainda se sente o ritmo aficano nas suas raizes, mas que o espectaculo obviamente nao lembra, porque tudo que e entrenimento e esquecido depois de acontecer e a historia do que nos diverte e feito do que e novo e original, nao do que e antigo e esencial infelizmente.

Seria muito interesnte se alguem estudase este fenomeno e o dese a conhecer a mundo pois isto e sem duvida algo de uma enorme riqueza universalmente e que todos podemos e devemos aprender com isso. Afinal momentos de claridade podem ser claridade para todos, agor deixo o resto a quem quizer seguir este trilho, esperam que gostem e sintam se livres de partilhar ideias.



No comments: