Thursday, January 13, 2011

A Nacao Perdida

Com frequencia procuro as palavras o publico do meu blog usa para me achar, ou quais sao as suas procupacoes, entre elas acho questoes sobre a vida no estrangeiro, economia, qualidade de vida, experiencias mas o que mais me grita e aparece e algo que acho muito doloroso, bem sei que Portugal esta a milhares de kilometros de Vancouver, mas a frase que as pessoas mais buscam e, "como vai portugal" ou " portugal sem futuro".

Podem ser simples frases, mas e isso que quem me le procura, ou se procupa com...o futuro e o destino do seu pais e se isto nao e prova de uma procupacao geral dos portgueses sobre o pais onde vivem e e bom tambem lembrar que nos mes em que escrevo este artigo o meu blog foi visitado por aproximadamente umas 100 vezes por portgueses.

 Em matematica e mais precisamente estastistica, do pouco que me lembro dela, custumam se usar pequeno grupos as ditas amostras como forma de ver o estado de um maior grupo neste caso uma nacao, e se eu analizar so o grupo portugues de quem me visita o que vejo e algo negro e ausente de qualquer esperanca, o que muito me entristece. Nos portugueses somos boas pessoas trabalhadores, temos sentido de honra coisa rara no mundo de hoje e quando motivados somos eguais ou melhores que muitas outras nacionalidades, no entanto acho que olhamos muito para nos mesmos e o que vemos faz-nos ainda mais tristes.

Nos ja sabemos como somos como povo, nos somos porgueses e agimos como tal seja onde for, sempre o fizemos e sempre o faremos, nao podemos evitar e embora isso nao seja uma critica bem podiamos aproveitar isso para atrair outras nacoes a nos conhecerem melhor. Eu recentemente falei com uma Holandesa e embora nao se possa comparar Portugal a Holanda, apercebi me que nos na Europa fechamo nos uns aos outros, e isso pesa e doi e nos porgueses estamos tao deprimidos que escolhemos fecharmo nos.

A solucao para o peso e a crise que atravesamos, seja irmos na direccao contraria e tentarmos encontrar solucao fora de nos, noutras paragens, como povo precisamos de inspiracao e quando os mitos e lendas e o nacionalismo ja nem parece ser a "utopica" e nunca realista resposta para os males de um povo, e tendo em vista o mundo que variado e vasto que temos a nossa dispocisao, e altura de nos abrirmos a ele em vez de nos fecharmos, e ver as licoes que ele tem para nos ensinar, talvez assim seremos melhores.

E altura de olhar para fora, nao para a America, esquecamos que ela existe, porque pouco ou nada de util ela nos pode dar, pois o imperio esta em ruinas, logo ha quem procurar respostas em outros horizontes e nacoes, por vezes para sair da depressao ha que olhar para o mundo, e tal como um individous que sofrem do mesmo mal estar,  acho que chegou a altura de Portugal procurar as suas respostas, nao das ilusorias ou respostas faceis do momento, mas as respostas que vao ao nucleo do que somos e de como queremos ser no futuro !!

1 comment:

Mafalda said...

Olá, eu queria colocar algumas questões se fosse possivel depois obter uma resposta :)
estou a pensar ir para vancouver estudar film production na ubc mas antes que isso aconteça queria saber como é a integração na cidade, o nivel de vida, em termos de oportunidades de emprego, se é complicado emigrar e conseguir vistos e se é realmente sustentavel viver aí, comparativamente a portugal.
obrigado, mafalda