Saturday, December 14, 2013

O Espirito da Flauta Lakota

        Musica diz muito de um povo, da sua alma, dos seus sentimentos, idiologias ate, musica nacionais, contam historias, partilham dores e alegrias, conquistas e inesqueciveis derrotas que marcam a Historia e Alma de uma Nacao. A musica e capaz de dizer muito a quem tem abertura e pacencia de a ouvir e sentir. Posso parecer emocional nas minhas descricoes, mas tirando os aspectos tecnicos, que tambem definem essas mesmas musicas, sao as emocoes que atravecam fronteiras nacionais, raciais e inter-geracionais, incluindo as proprias barreiras criadas e impostas pelos homens e suas leis e normas.
        Hoje ouvi hoje algo que quero partilhar, eu ja sabia da sua existencia, esta e a doce, suave, espiritual  flauta Lakota http://www.wind-dancer-flutes.com/History_of_the_native_american_f.htm, que segundo li e o terceiro instrumento mais antigo do mundo, feito no inicio dos tempos de oco e outros materais mais "selvagens". Mas a sua sonoridade toca a alma, musica de silencios e em que os proprios silencios e as melodias que o decoram elevam a simplicidade e imortalidade deste tipo de musica. E musica que deve ser ouvida nao so com os ouvidos, sugiro de olhos fechados ocasinalmente, mas com os espirito...e deixar o som da flauta falar com a sua musica.
      E musica ideal para o fim de um longo dia de trabalho, ou no comeco, mas tambem ideal para a Vida, nos bons e maus momentos. Nos momentos que os tudo esta confuso e precisa de ordem ou o caminho certo esta seguido, so faltando alguma conviccao, talvez esta musica ajude...
      Deixo aqui 2 exemplos, que espero agradem a quem me le...e deixo as historias, os contos e das dancas sagradas dos Lakota http://www.indians.org/articles/lakota-indians.html falarem por si nestas musicas que veem do distante passado e que a todos nos pertencem e que e tao preciso percervar e conhecer!! 

http://www.republicoflakotah.com/

http://www.dream-catchers.org/lakota-history.php

No comments: