Friday, December 20, 2013

Um Drama chamado Rob Ford

             Machado de Asssis disse certa vez que "O melhor drama está no espectador e não no palco." e esta citacao tem em si certa verdade, no entanto a muito se deve aos atores o desenvolvimento deste mesmo drama, como tao bem exemplifica a estranha, e real, historia do politico Rob Ford. Antes de mais, Rob Ford e o presidente da camara de Toronto, ou antes era, e esta transformacao de ter a nao ter poder algum veio na eventualidade de admitir em publico ter fumado crack cocaina na televisao publica, e isto e bom que se de relevo, quando ainda estava em funcoes de presidente da camara.
            
             A historia nao acaba aqui, na verdade, apenas comeca, e depois de repetir a exaustao que e apenas humano e afirmar que nao se demite, varios concelheiros usaram a nivel legal forca para o expelir da sua posicao....mas nao termina ainda, segui-se agrecao a uma concelheira, chamou nomes a um conhecelheiro, apontou os dedos classificando os jornalistas de adjectivos que prefiro nao nomear e a lista continua, a parte dramatica e comica desta longa lista, ainda esta na camara de Toronto.
            Acontecimentos deste tipo em outro pais teriam resultados mais legalmente objectivos, mas no Canada enquanto os concelheiros quizerem saber explicacoes de Rob Ford, como esta a acontecer ate agora e de certo continuara, mais factos absurdos se juntarao a lista, sem um fim legal e satisfatorio a vista.
           
           Este tipo de drama pode parecer so dos nossos dias, mas bem longe disso, acredito que estes fazem parte da naturesa do poder, ou acima de tudo, da propria naturesa humana. Claro que nao votamos sabendo os segredos podres dos nossos politicos, isso descobre se depois, mas esssa mesma negritude moral sempre fez parte da naturesa da politica.
     Ja Aristoteles, por exemplo, nos conta a historia da corrupcao na Grecia de politicos como Themistocles e Agisilaos, Rei de Sparta que ao contrario de Rob Ford nao fumaram cocaina, mas abusaram dos dinheiros publicos sem concentimento legal do sistema. E talvez ai resida o mal do proprio sistema que nos temos como seguro do bom funcionamento de um sociedade, isto a que chamamos democracia.

       Por incrivel que pareca e ate a mim me surpriendeu, muita gente apioa Rob Ford, alguns ate querendo pagar as suas despesas legais, no entanto nao percebo como se deixa funcionar tao egocentrico, infantil individualidade neste sistema. Ele e sem duvida populista e nao vivendo em Toronto da para ver que e melhor politico do que pessoa, mas isso nao tira o drama e absurdidade das suas accoes! O Canada e visto como um pais em que tudo funciona, e na grande marioria essa visao e correcta, mas este Rob Ford vem tambem mostrar uma faceta desta sociedade, o enorme egocentrismo que se vive por aqui, mesmo que esse por mais direito que tenha, pois somos todos livre de ser quem somos e como desejamos ser, tem um lado perverso que tao claramente se ve na historia de Ford.

      E que democracia e esta que se vive nos dias de hoje? ou talvez sempre tenha sido assim, fazendo este problema parte do sistema, em que quando se chega ao topo um individuo parece se tornar imortal, amoral onde as leis humanas ja nao se aplicam. A historia de Rob Ford teria sido diferente tivece ele sido um cidadao normal, anonimo...esquecido, como somos a maioria de nos, no entanto parece que ser presidente da camara o tornou unico, diferente, mas e ele mesmo assim tao diferente do resto de nos? 
       Ter poder nao significa abusar dele como Ford tao bem demonstra, significa telo responsavelmente, e talvez e isso que falha a democracia, nao so do norte da america, mas a naturesa da democria na generalidade!! Responsabilidade, porque o ego so sabe de si e esse e meio caminho para a corrupcao!!Dizer que o sistema nao e perfeito nem quem nomeamos o e nao resolve nada, e nem explica nada! Mas aceitar que o sistema e nos com ele, temos de mudar, de o melhorar, de o tornar mais objectivo e pragmatico nas nossas vidas, talvez seja um caminho de melhor a democracia que por estes dias anda nas ruas da amargura!!!

No comments: