Friday, March 14, 2014

A Questao do Quebec

                                                                                       Falar do Canada sem falar do Quebec http://faculty.marianopolis.edu/c.belanger/quebechistory/encyclopedia/QuebecProvinceof.htm e impossivel, de facto existem 2 Canadas, um a Atlantico, que fala e valorisa a cultura francesa na sua independencia e expressao, e o Canada do lado do Pacifico, orgulhosamente inglesa, nos habitos e comportamentos. Ambos os Canadas vivem cada um aceitando a existencia um do outro ao mesmo tempo que sendo indiferentes um ao outro.
         
       O Quebec fez em 1980 um referendum e houveram varios, um destes incluindo a igualdade do frances em relacao ao ingles e embora esta provincia seja pequena existe em cima uma constante vontade de afirmacao como se o resto do Canada a nivel politico, social ou cultural a fosse esquecer, muitas vezes desnessecariamente, pois todo o Canada esta bem ciente do poder desta provincia.
         
        E um tema complexo com muitas ramificacoes ao passado e que sempre marca o Canada a nivel politico mais do que a qualquer outro nivel. Para compriender o Quebec deixo aqui uns documentarios que acho ajudaram a perceber esta provincia que tanto de afirma pela independicia e pela firme francofonia cultural e politica.
 

No comments: