Wednesday, March 12, 2014

Recordando Jose Hermano Saraiva

                                                                                                                           Jose Hermano Saraiva http://www.citi.pt/cultura/historia_cultura/a_j_saraiva/biografia.html foi um dos mais mediacos historiadores portugueses, muitos da minha geracao nunca tiveram o minimo interese neste historiador tao importante, no entanto foi atraves dele que muitos aprenderam sobre a vasta e complexa historia portuguesa http://www.historiadeportugal.info/. Tendo sido professor a forma como mostrava a historia era sempre muito erudita e buscando sempre interesar o tele espectador pela relevancia do passado e a sua ligacao ao presente.
           Jose Hermano Saraiva foi para mim alguem que me fazia bucejar quando era mais jovem so que com a idade foi me apertecebendo do enorme conhecimento que este tinha da nossa historia e acho que e um historiador que nos vamos habituando a forma como nos apresenta a historia. Mas ele mesmo fez parte da historia quando fez parte do governo de Antonio de Oliveira Salazar, dictador que governou Portugal  durante 50 anos.
            E ironico que um historiador faca parte da nossa Historia, ainda mais atravez dos media  na forma de perceber a nossa historia como ele fez, no entanto e sempre bom e importante lembrar tao importante individualidade. Jose Hermano Saraiva nao so nos lembra o melhor do passado, nos seus dramas e derrotas, mas tambem no que podemos e ser melhor no presente e para o futuro, porque talvez o historiador nao lhe cabe lembrar a importancia do passado, mas a responsabilidade do presente e a construcao constante de um futuro possivel a todos nos que fazemos Historia.
 




http://www.historiaportugal.com/

No comments: