Tuesday, January 19, 2010

A lingua dos Outros

Aprender uma lingua e sempre um desafio, ter a capacidade de a falar e em si mais outro desafio, logo desde que se aprende ate ao momento em que falamos com os outros por muitos processos tem que se passar e isto nao acontece nem em 2 nem em 3 anos, mas sim com constante pratica por varios anos. Ha quem acredite que se chega ca e passado umas semanas ja estan o papo e somos capases de falar com os canadianos, nao...

Eu ja dei comigo a pensar para ver a media de tempo que falo ingles desde que cheguei ao Canada faz 5 anos, eu media falo ingles 80% a 85% do tempo, na escola no trabalho com a namorada, ingles a toda a hora e mesmo que eu faca algum erro ao falar ninguem me para o que interesa e entender se o que se diz, ha muitos que falam com tal prenuncia que seria ate boa educacao pedi los para se calarem, mas isso nunca acontece.

Em Vancouver fala se varias linguas e so com certa pratica se sabe quem e quem e de onde vem e isto de certa forma e confortante, porque podemos muito beme falar com as pessoas das nosas lingua sem os outros perceberem, mas no entanto nem sempre isto e conveniente e chega a haver zonas, escolas e cooperacoes entre outros em que ``english only`so ingles.

Mas esta mistura de linguas nao e de toda ma, se quizermos aprendermos ou pouco delas so estarmos atentos, das amisades que fiz ja sei algumas palavras de taglog( filipino) o que nao e mau. Infelizmente nem todos aproveitam esta divercidade cultural e preferem viver e falar a lingua da sua patria chegando estes muitas vezes so terem amigos e ligacoes comerciais entre outras so e apenas na sua cultura , basta vermos os chineses e japonses entre outas culturas asiaticas..mas nao so apenas eles fazem isto, nos tambem portugueses nos fechamos na nossa cultura e isso nao se passa so em Portugal, tambem no extrangeiro.

O tema da lingua atraves dos imigrantes e em si merecedor de muitos livros entre outras criacoes artistas e reflexoes. E verdade que temos uma ligua interesante e dificl de ser falada por asiaticos, verdade seja dita mas existe tambem um mundo interesante nas outras linguas mesmo aquelas que nao percebos, pelo menos para mim e por nao percebelas que as acho interesante, pois toda a lingua tras consigo ideias, valores, estecticas e tudo mais que pertence a uma cultura e esse e a sua grande riqueza.

Eu muitas vezes acho que ate percebo a minha namorada quando ela fala taglog, porque em vez de querer perceber o que ela diz, eu tento sentir o que ela diz e a forma como o diz, lingua e sentimento e emocao e se em vezes de nos esforcarmo nos para perceber as outras linguas seria interesante se as Sentise mos e `tocase-mos`com a intuicao, tentem quem le ve e vao ver como uma ligua diference soa diferente depois disto.
Tiago R

1 comment:

Anonymous said...

Ola Tiago para ja quero deixar um grande elogio a este teu blog e como alentejano um forte abraço compadre.. Se possivel gostaria de trocar algumas ideias sobre a imigraçao no Canada mais propriamente em Vancouver .. No preciso momento vivo em Inglaterra mas o meu sonho tal como o da minha companheira sempre foi viver nesse lugar que consideramos ser o paraiso no mundo "Vancouver" mas honestamente eu nao tenho a minina ideia de onde posso começar nem como o farei... Ficaria muito agradecido se possivel me desse algumas digas ....

meu email de contacto deixarei aqui na esperança : diogomarta@hotmail.com


um abraço, muita sorte.

Fé em Deus