Monday, January 18, 2010

Quem me le

Se ha prazer que tenho ocasionalmente e de saber que estou de facto a ser lido. Verdade seja dita que gostava de ter reaccoes de quem me le com mais frequencia, seria optimo. Muitas pesoas de quem me escrevem partilham comigo a vontade de sair, embora eu acho que por motivos bem diferentes dos meus, enquanto para mim sair de Portugal foi uma escolha pessoal poruqe nao me sentia bem como individou no meu proprio pais por razoes conhecidas por todos que vivem la.
Hoje em dia sai-se porque falta a esperanca e o futuro, mais sair para outro pais e igualmente desafiador, pois isto nao e para todos, ha quem saia e de novo volte mais sair para ficar e preciso haverem razoes bastantes fortes alem das meramente economicas...fala se sempre da economia e da lingia quando se imigra, mas ha algo que nos falta para o fazermos, falta algo em nos, um vazio que ao permanecermos no mesmo pais so se torna maior e quase nos come vivos.
Ha algo de existencialista na experiencia da imigracao, esta poucos ricos ricos faz e eles so aparecem pelas 2 ou 3 geracoes e abrimo nos a outra cultura diferente da nossa? nem todos o fazem ou conseguem fazer preferindo sempre o conforto do habito e das "tradicoes" que troxemos na bagagem do nosso pais.
Para mim imigrar e deixar o passado ou nao tivese eu me convertido ao budismo no canada embora as razes desa esoclha ja existicem em Portugal, imigrar e reescrever o futuro a cada dia, em que cada dia se busca algo melhor, podemos ter quem nos ajude, mas o futuro que queremos reside acima de tudo em nos. Imigrar ao ocntrario do que se pensa nao e tao belo como as pessoas que ficam na nossa terra pais ficam, mas tambem nao e tao mau quanto muitos cinicos querem fazer parecer...eu talvez seja um.
Quem quizer saber como e imigrar a serio, imigre , saia do seu pais, conheca outras culturas, quebre habitos, fuja a forma de ser estar que e tao normal no seu pais, explore..talvez assim por breves momentos saiba quem nunca imigrou um pouco de como e estar fora.
obrigado a todos que me leiam estou sempre aberto a quem queira falar comigo..
Tiago R

1 comment:

Anonymous said...

Andava a tentar saber qual e o Portugues que esta nos Jogos Olimpicos de Vancouver quando encontrei o teu blog. Achei-o interessante, a unica coisa que me deixou triste sao os erros ortograficos (nao entrando a falta de acentos porque isso sei que e culpa do teclado!).