Thursday, July 21, 2011

Feira do emprego

A economia canadiana pelo que ouvi recentemente creceu 1,5% e parece que ira crescer este ano 2,5% , mas quando se vai a uma feira do emprego e se fica numa fila que da umas 2 voltas em si mesma, tipo uma cobra, este numero soa a algo estranho.

Eu tenho que dizer que nunca fui a uma feira de emprego na vida, mas visto um amigo meu budista estar tambem interesdo em ir, fui so para ver como e que empresas estao representadas e experienciar o ambiente de quem procura emprego.

A busca por emprego no Canada e uma selva, para quem nao sabe, havendo muitos livros sobre a materia e havendo tambem organizacoes nao lucrativas que ensinam formas de entrar no mundo do trabalho atravez de um bom resume e de uma boa preparacao para as entrevistas.
Aqui busca-se a "Perfeicao", seja ela qual for ou como for, chegando esta por vezes a limites que tocam o irreal, mas sera que alguem nota?? acho que nao...

Logo achar um emprego e como se diz aqui em si mesmo um "emprego" a tempo inteiro, e quando se consegue o emprego nem por isso as coisas sao simples, porque exige se sempre os melhores dos melhores, ou com algum potencial; se isso nao acontecer com o empregado, depois de 3 meses de tempo para se adaptar, e certo que seja despedido, logo arranjar e garantir um emprego e algo que por aqui exige muito de todos.

Por isso ver a quantidade de gente que eu vi na feira nesta perspectiva e totalmente aceitavel. Quando entrei , percebi logo a quem se destinava esta feira de um dia, aos  imigrantes, de lojas a empresas que pagam pouco e exigem muito, estavam la algumas representadas. Os policias tambem la estavam...se o publico alvo desta feira eram os imigrantes sem duvida tiveram muito sucesso.

Eu estou empregado para os curiosos que se estejam a perguntar porque fui la, porque e sempre bom ser lembrado que muita da riqueza feita neste pais e feita a custa do sacrificio dos imigrantes que aceitam tudo que lhes dao por uns poucos dolares.

 Mas se nao fossem esses trabalhos mal pagos certamente nao haviria determinacao para atingir algo melhor, porque querer avancar e atingir os nossos sonhos, mesmo a nivel de emprego, nao e um sonho americano, mas deve ser um sonho de todos...porque nem so de dinehiro vive a economia, ela tambem vive e sobrevive se sonhos!!

http://www.jobbank.gc.ca/Intro-eng.aspx

http://www.canadajobs.com/

http://www.servicecanada.gc.ca/eng/lifeevents/job.shtml

http://www.canadajobsearch.com/

2 comments:

Os Idiotas said...

Boa tarde,

leio o seu blgo ha alguns meses, e gostaria de trocar algums informaçoes consigo sobre Vancouver. Caso nao se importa diga-me um contacto(email) para o qual eu possa enviar algumas perguntas em relação à cidade de vancouver. Muito Obrigado desde já pelo tempo e pelo blog

Marco

Marco said...

Boa tarde,

leio o seu blog há alguns meses, e gostaria de saber se me poderia dar algumas informações extras sobre a cidade de vancouver. Se nao se importar diga-me um email para o qual eu poderei escrever-lhe.
Desde já muito obrigado pelo tempo e pelo blog.

Marco