Wednesday, July 27, 2011

O puto do skate

Uma prima minha deu me a dias a noticia que este video ai em baixo tinha sido um sucesso em Portugal, o que fio para mim nao so uma grande admiracao, sem esquecer uma enorme estupefaccao. Eu perguntei me " que raio tem este video de valor para merecer tanta atencao?", talvez seja a atitude se falsa seguranca do "boss" ou o facto que ele ia sendo quase atrupelado, ou talvez o facto de isto ter tudo acabado com ele a cair comicamente entre a vegetacao depois de uma atribulada descida.

Mas mesmo depois de pensar sobre isto tudo, continuo sem perceber o valor de tanta atencao dada a este video. Bem sei que os jornais portugueses, na boa maneira superficalmente e sencacionalisticamente  americana que os jornais de hoje em dia em Portugal parecem tender, chegaram ao ponto de nos darem a conhecer os comos e os porques do video, do moco do skate a toda a historia por detras dela, e volto a perguntar caros leitores "o que raio isso interesa para alguma coisa!!???".

Decadas atras Andy Warhol http://www.warholfoundation.org/  o pai da arte pop, fez de tudo arte, dos produtos de consumo a videos de famosos que durante minutos eram filmados, ate todas as mascaras desaparecerem e o lado mais humano mais fragil ser revelado por detras das "mascaras"; Warhol chegou ao ponto de filmar a expressao de orgamos enquanto um homem recebia sexo oral (em baixo) mas nao se ve directamente na camera.

E isto chamaram lhe arte porque Andy Warhol acreditava que todos teriamos 5 minutos de fama no futuro, pois este boss do skate ja teve os seus, e depois de ver e rever este pecado de futil comedia do quotidiano pergunto, " e agora, qual e o valor de tudo isto?".

Bem sei que muitos leitores devem me estar a tentar dizer "mas tu nao percebes que isto e so entredimento?" bem sei que e..a juntar a inutil e inconsequente. Vivemos no mundo em que "fama" faz se de nuvens e fumo, vejamos o caso do cantor canadiano Justin Biever, feito famoso devido a net que hoje em dia tem milhoes de fans, mas o pobre desgracado nao sabe dizer que mereca a atencao de alguem com um nivel de escolariadade superior a quarta classe.

E neste mundo em que o futil e inutil criam aquilo que chamamos cultura, e assim nos vamos divertindo para tentar esquecer a vacuo e ausencia de significado das nossas vidas, que existe em todos nos. Logo o homem que recebe oral de Andy Warhol pode bem ser arte e merecer a nossa atencao, porque ele nos consegue mostral magnificamente o tao perdidos todos estamos no mundo moderno, e o consumo fulti em que o intelectual e estectico estao a beira da morte nas mentes e almas de todos nos. Assim e o mundo moderno!!



No comments: