Wednesday, November 30, 2011

Espalhando Doces Melodias

Ola a todos, nao nego que foi com grande alegria que este ultimo domingo sube que o nosso Fado se tornou parte do Patrimonio Imaterial para Humanidade da UNESCO http://news.xinhuanet.com/english2010/world/2011-11/28/c_131273011.htm e isso claro que me fez pensar em formas de o dar a conhecer entre  o grupo de pessoas com que me cruso diariamente, entre chineses, filipinos e japoneses e alguns canadianos. Entao para comecar fiz uma colectanea de musicas da Mariza http://www.mariza.com/index_provisorio.php que muito gosto e admiro e tenho acompanhado sempre desde o primeiro album, e que muito me excita a forma como ela transforma o fado, sem nunca esquecer as raizes.

Bem sei que os mais "concervadores" do fado podem achar que ela e muito "progressita", mas eu digo que sem a Mariza, e talvez por ser imigrante e por ja a ter visto 2 vezes ao vivo, nunca me teria aproximado do fado, logo e pelo facto que ela e modernista e funde musicas e generos, que muitas geracoes hoje, como eu se aproximam do fado, logo nem tudo e mau.

Entao la fiz umas 10 copias e fui ver como reagiam os meus amigos e colegas, tanto de escola como de trabalho. Houve logo para comecar uma boa reaccao na escola nocturna onde ando onde o meu prof e uma colega defeniram a musica como "agradavel e calma", sendo eles canadianos. E ate dei esse memo cd a uma colega que muito apreciou tal prenda.

Numa sociedade como a canadiana, cheia de musica country e fartura de musica pop sem alma ou mensagem ou mesmo sentimento, como e o fado, ouvir ou sentir esta musica, deve ser algo diferente e unico, pois ali esta uma musica que vem do outro lado do mundo e que se sente a dor, a magua e mesmo a alegria que a cancao passa ao ouvinte.

O Fado e um tesouro que temos, com ele muitos "entram" na nossa cultura, historia  e maneira de ser e estar no mundo, porque embora para muitos " ser portugues" por vezes custa, ainda ha muitos que vivem fascinados com quem e como somos e o fado e esssa porta. Logo devera ser nossa funcao, imigrantes ou nao dar a conhecer o que temos...porque como a Mariza disse "somos mais do que um pais com um defice" somos tambem um pais de enorme riqueza cultura que merece ser conhecida e partilhada.

E preciso espalhar melodias,a nossa Historia, a nossa gastronomia, mitos e lendas, a nossa forma de ser e estao que comparada com os inglesesa/canadiana e tao mais natural e expontanea. Sim nos temos riquezas, portugueses que me leem, e ha muitos que as querem conhecer, pois por mais pequeno que o nosso Portugal seja temos em nos e nele algo de enorme valor que veem das nossas raizes e das brumas do tempo que e preciso sempre que possivel dar a conhecer a quem nos nao conhece.

Talvez a nossa salvacao em relacao aos nossos problemas economicos e sociais exista e e acredito que existe sim, na nossa Cultura e Arte da popular e mais elevada, nao e preciso ter curso universitario ou mesmo um diploma o que nessecario e ter vontade/coragem de dar a conhecer a nossa Riqueza, e isso nos fara mais ricos de volta, tenho a certeza, nao so a nivel pessoal, mas se bem feito, monetariamente!!!!



No comments: