Thursday, February 23, 2012

Cancao de Intervencao/ Indignacao

Longe vai o tempo em que se cantava contra a opressao fechada do Salazarismo portugues, em que cancoes diziam nas entre linhas na sua poesia e contestacao mensagens contra um sistema velho, fechado e cego ao Portugal real ignorante e pobre de outros tempos.

Os tempo sem duvida mudaram, muitas coisas melhoraram, veio a liberdade, o Euro, as geracoes pos 25 de Abril tornaram se mais educadas, no entanto nem tudo melhorou e nem tudo o Euro resolveu, e sem esquecer que muito piorou, o Euro nao nos troxe igual riqueza, vieram fundos para melhorar a agricultura e outros sectores.
No entanto, anos depois chegamos onde estamos hoje, com um defice enorme, com o FMI a porta, com milhares de desempregados, aumento dos precos, congelamento se nao diminuicao dos salarios que levou Portugal e a Europa para uma situacao de grande recessao que nem Sarkozy nem a dona Merkel parecem saber resolver.

Ja nao ha mais por onde curtar, mas no entanto os cortes parecem continuar e as exigencias, tambem conhecida como austeridade, e esta mesma austuridade tem hoje em dia os seus reflexos nas artes, na musica. Os Boss AC e os Deolinda sao alguns nomes que hoje cantam o mal estar geral em Portugal, o desemprego, a falta de dinheiro, universitario e a populacao geral falta de esperanca tudo cabe em 4 minutos de uma cancao, que da a sentir estes tempos austeros e dificeis.

A musica e Arte pode fazer muito, pode ser um escape, um espelho e ate mesmo a forca que leva a mudanca actual, que seria o 25 de Abril sem o "Grandula vila morena"? uma cancao que inspira e e um sinal de mudanca. Mais de 30 anos depois deste evento historico outro esta acontecer devido ao mais selvagem capitalismo e a sua ganancia e onde agencia de rating, americanas curiosamente, podem por um pais no "lixo" tendo isto concequencia dramaticas para uma nacao e o seu povo.

Talvez os tempos que estamos a viver sejam de transicao, onde o capitalismo global esta a mostrar que so o que nos pode "oferecer" e apenas liberdade, riqueza, para alguns e o dito "sonho americano" a um preco tao caro que a dignidade humana se esquece e fica em segundo plano. O mundo em que vivemos mostrara se o capitalismo e a america tere ou nao pernas para andar, e so a voz do povo nos mostra a forma como este periodo esta a ser vivido.


No comments: