Friday, February 24, 2012

Em Busca do Sonho (parte 1)

Sonhar custa as vezes, muito mais em tempos dificeis, onde esperanca parece ser tao cara quanto a alimentacao. No entanto sonhar ainda nao paga impostos e nem tem cotacao na bolsa, logo nao variando conforme a disposicao do mercado, mas nem por isso e uma comudidade,mas antes e algo de grande  valor e importancia.

Os tempos nao sao os melhores, no entanto a nivel pessoal e com ajuda de pais e amigos escolhi ser este o momento de procurar o trabalho que melhor se adapta a pessoa que sou em vez da pastelaria que sempre achei uma tortura mal paga, estupida e onde a ganancia e a arrogancia pessoal e rei e senhora. Bem sei que vivemos numa altura com falta de trabalho na Europa onde a austeridade europeia e portuguesa faz vitimas sociais a cada volta que a economia e o petroleo da, mas como os especialistas dizem " e na altura de crise que se tem que arriscar"

Arriscar? que mais se pode arriscar, quem nao tem emprego, renda para pagar, e uma familia, sem esquecer os mais velhos com a sua medicacao? como ha muitos exemplos em Portugal....arriscar torna se muitissimo complicado se nao mesmo impossivel. "Oportunidades fazem-se" outros tambem dizem, e talvez seja na crise a melhor altura para se tentar coisas novas, explorar outros caminhos que noutras alturas seriam esquecidos " entao esta bem, vou ali acabar comigo, ja venho", essa talvez nao seja o melhor exemplo tenho a certeza.

Eu sonho e sei que irei achar um trabalho que se ira ser "perfeito" para mim, eu sei que ele existe e que esta a espera de ser encontrado, leva algum tempo e e preciso ser honesto e claro para ser encontrado, mas ele existe. E se isto serve a nivel pessoal tambem se pode estender a nivel nacional e social, e preciso Planear, Pesquizar, Tentar e ver o que mais se adapta ao presente e ao futuro, mas assima de tudo e bom nunca ter medo de falhar, pois todo o acto falhado nao deixa de ser uma aprendisagem.

Bem sei que nao sou nehum psicologo ou sociologo e muito menos politico, nem tenho pretencao de vir a ser, no entanto sei que as coisas mudam quando pensamos sobre elas, quando tentamos ver se aquilo que pensamos tinha ou nao efeitos positivos na realidade, so custa arriscar, depois se vera o que dai vem.
Custa ser optimista quando tudo a nossa volta tudo e negativo, custa ser progressita quando a maioria e concervadora e chata, custa quando alguem tem esperanca e o resto tem medo de avancar....tudo custa, por se tentar ou nao tentar, mas algo deve sempre ser feito, ou entao estamos ja mortos e nao sabemos!!


Verdade seja dita que custa mais ser se pessimista que optimista, e por vezes se acha os optimistas idealistas, sonhadores...mas curioso, porque sao exactamente esses que fazem o mundo andar para frente, de Edison a Einstein, se estes tivecem sido pessimistas e nao deixacem te experimentar coisas novas, ainda hoje viviamos a luz das velas e o homem nao teria pisado a Lua.

Nao condenem quem sonha e luta pelo que deseja alcancar, pois alguma dia ira la chegar com coragem planeamento, determinacao,  focus, sendo isto util e verdadeiro em todas as alturas, deviamos sim era condenar os pessimistas, que sao a maioria, porque se com eles os que tentam os provam errados, sem eles, todos teriamos o potencial de ser muito melhor.

Ser pessimista nao e ser realista, nunca foi nem nunca sera, como muitos acham de forma a se acharem mais donos da "verdade" que outros, ser pessimista e a acima de tudo a incapacidade de ver a realidade; tanto verdadeira, como aquela que se quer atingir, porque o maior pessimismo de todos, nao e o condenar o optimismo dos outros, mas sim ter a incapacidade de sonhar e de Acreditar e de Lutar!!

No comments: