Friday, February 24, 2012

Escolas Residenciais

Uma pagina negra da historia india canadiana e americana foram as escolas residenciais  http://www.danielnpaul.com/IndianResidentialSchools.html que durante varias geracoes espalharam uma nuvem negra sobre a cultura india, tendo esta um efeito devastador, de alcoolismo, prostituicao, familias destrucadas, alienacao e ate mesmo suicidos na comunidade india do Canada moderno.

              Mas o que foram as escolas residenciais http://www.thecanadianencyclopedia.com/articles/residential-schools? uma forma de saber o que foram e imaginar que alguem o obrigava a falar uma lingua que nao a sua e se fizece seria punido fiscamente e psicologicamente, se alguem a juntar a isso o impedice de se vestir de acordo com a sua cultura, sem esquecer que todas as referencias religiosas, dancas, cantos, gastronomia...ou seja tudo a que se refere a sua cultura, tradicoes e conhecimento fose completamente visto como criminoso e ilegal.

A sua cultura e todoas as suas expressoes fossem totalmente apagadas e se caso as usa se seria castigado sobre a bandeira de uma outra  cultura e de um deus "superior", esta cultura foi a india ou primeiras nacoes e a cultura supostamente "superior" foi a inglesa. Recentemente, talvez a uns poucos anos foi dado o pedido de desculpas pelo que foi feito pela igreja catolica, mas no entanto os fantasmas desses tempos ainda persistem por mais boas intencoes e arrependimentos que os politcos transmitem para a populacao geral.

Foi tambem criada um grupo para que as escolas residenciais fossem dadas a conhecer ao publico em geral, porque ao que parece que a maioria da populacao nao conhece bem a verdade do que aconteceu e e preciso educar. Viver num pais multi cultural, como o Canada, nao faz infelizmente que os proprios canadianos nascidos desde a varias geracoes, neste grande pais sejam educadas sobre outras realidades, incluindo a do seu proprio pais, e falar da cultura india entre canadianos de origem existe sempre algum desconforto se nao mesmo, um grande desconhecimento da realidade.

Bom seria que os canadianos tivecem interese na enorme diversidade cultural do Canada, nao so da imigrante mas tambem da nacional, bem se pode ensinar na escola ou falar nos jornais; so que o interese e a influencia da cultura americana e tao forte e de todos os sonhos e fantasias que esta oferece, que o Passado parece ser esquecido ou nao existente.



Parece que para se ver o Passado sao presico feiras, eventos, noticias, filmes, para ele voltar existir de novo, so que numa cutura onde a net, a televisao, as revistas cor de rosa, os video jogos esta sempre a um braco de distancia e onde tudo vale pelo seu valor de entreter, o passado por mais duro, brutal e Real que tenha sido , e todas as sua consequencias presentes, esta sempre a espera de ser esquecido/ignorado e posto de parte, a um click para mudar de canal.

Aqui deixo um decumentario, dividido em varias partes que explicam os efeitos culturais traumaticos e pessoais das escolas residenciais. E sem duvida algo que da que pensar, pois nehuma civilizacao se pode achar superior a outra, forcanco a sua "superioridade" a outra que tem a mesma dignidade, importancia e valor social e cultural como tem a india http://www.afn.ca/ no continente americano.


No comments: